A PUC Minas, por meio do Campus Poços de Caldas, continua auxiliando o município na prevenção e combate ao coronavírus. A iniciativa faz parte do plano de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do SUS que o Curso de Medicina do Campus tem com a cidade. Mais de R$820 mil já foram investidos em materiais para o Hospital de Campanha e outras unidades de saúde que atendem ao SUS. Na última semana, chegaram os ventiladores e monitores que vão compor os leitos para pacientes da Covid-19. Os aparelhos foram comprados para solucionar a carência de ventilação mecânica nos hospitais com pacientes infectados pelo vírus. O Hospital de Campanha ficará nas antigas instalações do Hospital São Domingos, que será inaugurado nesta quinta-feira, 2 de julho.
Além disso, a Universidade já adquiriu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, aventais descartáveis e luvas de procedimento, álcool em gel, termômetros infravermelho digitais, oxímetros e filtros para aparelhos respiratórios. Todos esses materiais já foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde.
"A PUC Minas tem sido uma grande parceira de Poços de Caldas. O Hospital de Campanha está sendo montado, em boa parte, com recursos provenientes da Instituição. Trabalhar com a PUC dá a todos nós a sensação de resolutividade e credibilidade em suas ações", afirma o secretário municipal de saúde, Carlos Mosconi.
O pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, professor Iran Calixto Abrão, avalia essa parceria da Instituição com o município de maneira muito positiva. "Desde o início do Curso de Medicina na PUC, a Universidade vem fornecendo equipamentos, capacitação aos profissionais, entre outras ações. E durante a pandemia da Covid-19 não está sendo diferente. Nós não estamos medindo esforços para auxiliar o município, por meio da contrapartida, comprando materiais para o Hospital de Campanha e outras unidades do Sistema Único de Saúde, para auxiliar os profissionais que estão trabalhando na linha de frente", finaliza o pró-reitor.
Até o momento, a Universidade já investiu cerca de R$825 mil em equipamentos e móveis para assistir o município.