Qualidade de vida para pessoas com deficiência

O projeto de extensão Qualidade de Vida Para Todos (PQVT), do Curso de Educação Física, iniciou suas atividades em abril de 2014 e tem como objetivo promover qualidade de vida para pessoas com deficiência por meio de atividades aquáticas, além de oferecer diferentes possibilidades tanto para os beneficiários quanto para seus acompanhantes e extensionistas. Atualmente, fazem parte da equipe multidisciplinar do projeto graduandos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia. O PQVT atende 48 alunos beneficiários, sendo esses, pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva, visual, múltipla e Transtorno do Espectro Autismo.

As ações do projeto são realizadas na piscina do Complexo Esportivo da PUC Minas e, durante este período de isolamento social, adaptações foram feitas para que se pudesse dar continuidade ao trabalho, com a realização das atividades por meio virtual.  Dentro da proposta do projeto, são objetivos específicos contribuir com o processo de formação inicial dos graduandos dos cursos envolvidos e dar visibilidade ao trabalho da PUC Minas com pessoas com deficiência, no âmbito da cidade de Belo Horizonte. Com isso, as plataformas digitais se tornaram o maior veículo de comunicação.

Pensando na tríade ensino, pesquisa e extensão, as práticas do projeto foram reorganizadas da seguinte forma: as atividades com os beneficiários estão acontecendo por meio de videoconferência com auxílio da família, aproximando os beneficiários diretos dos extensionistas referência, com resultados significativos. Os canais de comunicação como Facebook e Instragram estão sendo alimentandos com conteúdos acadêmicos referenciados de forma lúdica, simples e de fácil acesso aos vários públicos que os seguem. Além disso, extensionistas estão se qualificando e realizando pesquisas (está sendo realizado um estudo para saber como tem acontecido todo o processo de reorganização familiar e como essas pessoas estão passando por esse momento em seus lares). Tudo isso tem sido acompanhado e coordenado pela professora Cláudia Barsand de Leucas, do Curso de Educação Física.

Conheça o projeto pela página no Facebook e pelo perfil no Instagram.

Quer participar do projeto? Entre em contato pelo e-mail pqvt.drive@gmail.com para se informar.