Proporcionar espaço de afeto e de interação, antes presentes nos encontros presenciais, tem sido a contribuição da tecnologia em tempos de pandemia para o projeto de extensão do Curso de Letras Oficina de Alfabetização e Letramento para Adultos com Deficiência Intelectual. O projeto, que acontece em parceria com o Curso de Pedagogia, tem o objetivo principal de promover oportunidades de aprendizagem da leitura e da escrita. Para a continuidade do projeto durante o período de isolamento social, a equipe tem se reunido através de uma plataforma que permite a interação entre várias pessoas e o acesso ilimitado e fácil.
Estão sendo trabalhadas reportagens relacionadas à Covid-19 e também textos instrucionais que ensinam a fazer máscaras. "Seguindo os princípios de Paulo Freire, acreditamos que ensinar a ler e escrever não pode se distanciar de um exercício crítico da leitura do mundo. Assim, as atividades abordam os assuntos que estão acontecendo em nossa sociedade", explica a professora Arabie Bezri Hermont, coordenadora do Curso de Letras e do projeto de alfabetização. "Os sujeitos atendidos no projeto, adultos com restrições intelectuais, ficam muito empolgados porque essas temáticas fazem parte do dia a dia deles. Não temos, por ora, os encontros presenciais, mas a tecnologia não deixou de proporcionar o espaço dos afetos e das relações", completa.