• Home
  • Coronavírus
  • Regime Remoto Letivo
54

 O impacto da COVID-19 na migração para o Brasil

Conteúdo da Página

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, por meio do grupo de pesquisa Distribuição Espacial da População (Gedep), e o Departamento de Serviço Social, por meio do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão Direitos Sociais e Migração (Jipe), lançaram, no dia 20 de maio, a  pesquisa  O Impacto da COVID-19 na Migração para o Brasil: levantamento das necessidades.

Essa proposta, em sua primeira fase, será realizada nos estados de Minas Gerais e de São Paulo e, em etapa posterior, será estendida a todo país. O levantamento será realizado por meio de questionário eletrônico, em vários idiomas, disponibilizado em uma plataforma (https://www.pesquisacovidmigra.com.br). Os primeiros resultados serão conhecidos em meados do mês de julho.

Os recursos para a realização da primeira fase foram garantidos pelo Ministério Público do Trabalho e para as etapas posteriores estamos em negociações com outros parceiros.

A coordenação geral da pesquisa é partilhada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Departamento de Serviço Social da PUC Minas.  Conta-se, no Estado de Minas Gerais, com apoio do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (JMR) , da Defensoria Pública da União no Estado de Minas Gerais e do coletivo Cio da Terra.

Os levantamentos que serão realizados no estado de São Paulo serão coordenados pelo Observatório da Migração do Estado de São Paulo do Núcleo de Estudos Populacionais (Nepo) da Unicamp, com apoio da Missão Paz de São Paulo, da ordem dos scalabrinianos.

São também apoiadores desse projeto o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a Organização Internacional para Migrações (OIM), e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

De acordo com o professor Duval Magalhães, essa atividade do Programa de Pós Graduação em Geografia  e do Departamento de Serviço Social contribui com a PUC Minas no esforço de apoiar a sociedade nesse trágico momento da pandemia.

Siga a PUC Minas nas redes sociais

Vídeo