A quarentena não é um desafio fácil de cumprir. Depois de tantos meses, todos estamos cansados do distanciamento social e da reclusão, mas é importante se lembrar que a pandemia não acabou. Cumprir as medidas de segurança sanitária é um ato de consciência social e uma medida fundamental para conter a disseminação do vírus. Entretanto, é também muito importante cuidar da saúde mental, e sabemos que uma voltinha ao ar livre ajuda a renovar os ânimos. Por isso, fizemos uma seleção de passeios em Belo Horizonte e região para você se divertir com responsabilidade e sem aglomeração.
Parques públicos de BH
Vários parques públicos de Belo Horizonte, como o Parque das Mangabeiras, Parque Municipal Américo Renné Gianetti e Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, entre outros, estão funcionando de quinta-feira a domingo, das 8h às 17h. Mas, para visitá-los é preciso agendar e tomar os cuidados descritos no protocolo elaborado pela prefeitura. O agendamento das visitas aos parques é gratuito e feito pela internet por meio do site da prefeitura.
Presépio do Pipiripau
O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG reabriu o Presépio do Pipiripau, patrimônio cultural e afetivo da população mineira, para as tradicionais visitas durante o período natalino. As visitas ocorrem gratuitamente, por meio de agendamento. Há limite máximo de seis pessoas em cada sessão do Presépio. Cada visitante poderá retirar até três ingressos para uma única apresentação.
Inhotim
O Instituto Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo, também está aberto ao público. Localizado em Brumadinho, o museu voltou com 10% da capacidade e permite a circulação máxima de 500 pessoas. Antes, seu horário de funcionamento era de terça-feira a domingo. Desde novembro, é de sexta-feira a domingo e também nos feriados, das 9h30 às 17h30. Grupos no formato de excursões estão proibidos. As visitas podem ter apenas cinco pessoas, priorizando os espaços abertos. Todos os protocolos estão disponíveis no site do Inhotim. Os ingressos custam R$ 44 (inteira) e R$ 22 (meia-entrada) e precisam ser retirados, via Sympla, com antecedência.
Cidades históricas
Que tal um passeio repleto de cultura nas cidades históricas localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Sabará, Mariana e Ouro Preto? Passear pelas ruas de pedras, contemplar a arte barroca das igrejas e a arquitetura das construções seculares, e experimentar os quitutes típicos e artesanais, como queijos e doces, é um roteiro clássico. Mas, vale lembrar que, para "turistar" com responsabilidade, é necessário seguir todas as recomendações de segurança sanitária, como usar máscara, higienizar as mãos constantemente e não aglomerar em grandes grupos. Dessa forma, é possível divertir e renovar as energias sem se expor aos riscos do contágio pelo vírus.