O Escritório de Integração (EI), do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Campus Coração Eucarístico, tem realizado váris atividades durante o período de isolamento social. Entre elas, está a doação de 20 protetores faciais para as triadoras da cooperativa de catadores Coopersol Leste, como ação do projeto de extensão Prosa, no tema da coleta e reciclagem de resíduos sólidos urbanos. Essa ação, em parceria com o Observatório da Reciclagem Popular e Inclusiva - Oris, teve como objetivo planejar, com segurança, a retomada das atividades de reciclagem nos galpões de triagem, e foi realizada pelos professores Tiago Castelo Branco e Ayrton Hugo, sendo a fabricação realizada em parceria com a UFMG.
O escritório também publicou alguns trabalhos. Veja abaixo:
- Publicação de capítulo no número 9 dos Cadernos Temáticos do Nesp/ PUC Minas, com o título: O Político Pedagógico na prática: como faz-pensando o Escritório de Integração do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas. Escrito em 2019, o artigo teve a participação de docentes envolvidos nas ações de extensão do EI (Alícia Duarte Penna, Denise Pirani, Eduardo Moutinho Ramalho Bittencourt, Hilda Cotegipe, Maria Elisa Baptista, Silvio Romero Fonseca Motta, Tiago Castelo Branco Lourenço, Viviane Zerlotini da Silva). Acesso em: https://cutt.ly/oyTlZP9.
- Publicação internacional de resumo de apresentação realizada pelo professor Eduardo Bittencourt em 2019, em Livro de Atas do I Seminario Internacional em Risco. Resiliência e Arquitectura Humanitária; o papel das universidades, dos profissionais e das marias&marielles (E-book), , com relato de trabalho de assessoria à moradores submetidos à conflito fundiário e sócio-ambiental na Vila Bandeirantes em decorrência de processos de urbanização promovidos pelo poder público municipal. Neste congresso também foi apresentada a síntese da premiada pesquisa de iniciação científica da graduanda em arquitetura e urbanismo, Débora dos Santos Gertrudes, com o título: Urbanização de Favelas: mudanças de paradigmas, novos desafios e possíveis avanços. A publicação pode ser acessada pelo link: http://b548765f8355.filesusr.com/ugd/19f95a_c6d7c9d2360445a09117f3d4d1741254.pdf.
Mesmo com a crise provocada pela pandemia do coronavírus, os trabalhos de extensão e de assessoria técnica do Escritório de Integração não param. À distância e com segurança, o EI promove a formação dos alunos e desenvolve atividades extensionistas e de pesquisa, a partir das demandas, sempre urgentes, colocadas pelas lideranças e moradores que vivem e trabalham nos territórios assessorados.
A crise atual reafirma o pioneirismo do EI, que desde 2008, implanta ações coordenadas nos territórios com o fim de reabilitá-los ambientalmente, a partir do reconhecimento do modo como os sujeitos produzem seus espaços e do desenvolvimento de tecnologias de base sustentável. Tais ações são a expressão dos três grandes temas que fundamentam o Projeto Político Pedagógico do curso: sustentabilidade, inclusão e tecnologia.
Hoje, os perigos da contaminação pelo Covid-19 reforçam os avanços das ações transversais:
Tecnologias de Urbanização Sustentável
- Projetos PIBIC e FIP, desenvolvido pela aluna Anna Laura e Tainara Lízias, orientado pela professora Viviane Zerlotini e que consiste no aperfeiçoamento de sistemas de infiltração forçada e de biodigestor caseiro.
- Projeto Bacia do Rio Doce da FAPEMIG, desenvolvido pelas alunas Izabela Sather e a egressa Bruna Médice, que desenvolveu tecnologias sociais para os atingidos do crime ambiental de Mariana.
- Projeto LEVA, coordenado pela professora Viviane em parceria com a UFMG, que desenvolve um novo conceito de mobiliário / equipamento urbano para apoiar as atividades de catadores que trabalham na rua.
Linguagem / PROSA
- Projeto Diários de Obras, desenvolvido pelas monitoras do EI, com auxílio dos alunos voluntários xx, com o objetivo de sistematizar o acervo de produtos do EI em um livro-site, com previsão de lançamento para agosto de 2020.
- Vídeo livro-site do EI, desenvolvido pelos alunos Arthur e Ingrid e a egressa Debóra Gertrudes, com o objetivo de divulgação da nova plataforma do EI nas redes sociais.
- O Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Júlia Canuto, orientada pelo professor Eduardo Bittencourt que trata de interpretar a linguagem da autoprodução do espaço.
- Transmissão ao vivo da videoconferência Ocupações Urbanas e redes de cuidados em tempos de COVID-19, nos canais do Youtube e Facebook, promovida pelo projeto de extensão PROSA.
Levantamento Sócio-Espacial (LSE)
- Mapa da localização dos equipamentos urbanos da triagem de materiais recicláveis nas bacias hidrográficas do município de Belo Horizonte, desenvolvido pelas alunas Isabella Ottoni, Izabela Martins e Tainara Dias, sob supervisão do professor Eduardo Bittencourt;
- Mapa da ocupação Tomás Balduíno, com indicação das ações de cuidado, promovidas pelos moradores, em relação a gestão da água e dos resíduos, sob supervisão do professor Eduardo Bitencourt.
- Oficinas à equipe do Escritório de Integração de codificação aberta e fechada, segundo a metodologia Grounded Theory, para levantamento dos conceitos próprios da autoprodução do espaço.
- Oficina sobre a "Memória das Ocupações", ministrada pelo professor Tiago Castelo Branco aos alunos do EI.
- Promoção de estudo de caso sobre a região das ocupações da Izidora em três disciplinas de cursos de especialização lato-sensu do IEC, sobre os temas do direito à cidade, movimentos sociais urbanos, mercado imobiliário e planejamento ambiental urbano.
Regularização Fundiária Plena
- Transmissão ao vivo, nos canais do Youtube e do Facebook do EI, da videoconferência "Domesticar a técnica, não encostas e rios", oferecida pelo projeto de extensão Regularização Fundiária Plena.
- Articulação entre iniciativas da sociedade civil e os territórios assessorados pelo EI, a partir da distribuição de máscaras, protetores faciais e cestas de limpeza e básicas aos moradores de ocupações urbanas e catadores organizados, coordenada pelo professor Tiago Castelo Branco.
- Promoção de oficinas com a participação de parceiros externos sobre os desafios jurídico-urbanísticos e sócio-ambientais da legislação relacionada aos processos de regularização fundiária plena, sob a coordenação do Prof. Eduardo Bittencourt.
- Elaboração de mapeamento georeferenciado das informações e processos territoriais incidentes sobre as ocupações urbanas decorrentes do planejamento urbano e ambiental na região em plataforma google (Google Earth). Está sendo preparada uma estratégia para que estas informações possam ser acessadas pelos moradores das ocupações por meio da plataforma MyMaps do Google, sob a coordenação dos professores Rubem Pereira e Eduardo Bittencourt.
Capacidade de Suporte do Sítio e Geodesign
- desenvolvimento pelo Prof. Rubem Pereira de metodologia para elaboração de mapas que consideram as particularidades dos territórios autoproduzidos (meio ambiente, práticas cotidianas, estruturas coletivas).
Projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos
- Projeto Ponto d'Água para as ocupações urbanas, projeto de mobiliário urbano para lavagem de mãos desenvolvido pelos monitores do Escritório de Integração, Júlia Canuto, Marcella Borges e Isabella Otoni e Izabela Martins, sob a coordenação dos professores Eduardo Bittencourt, Tiago Castelo Branco e Viviane Zerlotini.