Retorno das atividades presenciais no 2º semestre


Já bem próximos do fim do semestre letivo, queremos levar-lhe informações sobre como a PUC Minas se organiza para que possamos retornar no próximo semestre (2/2020) às nossas atividades presenciais, dentro do que for indicado e permitido pelas autoridades públicas e dentro de condições de segurança para todos.

Tudo indica que nosso retorno ao semestre 02/2020 seguirá o que denominamos de Regime Presencial Contingenciado (RPC). Isso significa que a volta ao modelo presencial será gradativa e pressupõe, em linhas gerais, que as disciplinas práticas serão presenciais, garantidas as regras de distanciamento social, e que as disciplinas teóricas serão remotas, voltando a ser presenciais numa próxima etapa de liberação das regras de distanciamento social. Mas saiba que, tão logo nos seja permitido, a Universidade estará pronta para retomar normalmente todas suas atividades em seus campi e Unidades.

Este regime considerou as variáveis possíveis e temos certeza de que poderemos contar com o engajamento e envolvimento de todos para que as aulas retornem com a mesma excelência que experimentamos no semestre que ora se encerra. Você receberá em breve os esclarecimentos e orientações a respeito da volta às aulas.

Você deve imaginar que a montagem semestral da grade de horários dos cursos, em função do enorme conjunto de variáveis que envolve, é sempre um desafio. Nesse sentido, as coordenações dos cursos e respectivos colegiados estão atuando para que as disciplinas práticas (presenciais) sejam alocadas de modo concentrado em dias específicos da semana para evitar excesso de deslocamentos dos alunos e dos docentes. Isso permitirá que, de modo bem estratégico, consigamos garantir a alunos e professores, condições seguras de trabalho e que possamos passar do RPC à total normalidade de nossas operações.

Por isso mesmo, esta mensagem também é para agradecer-lhe por ter oportunizado, juntamente com nossos professores, um semestre letivo tão produtivo. É preciso dizer, por justiça e justeza, que o coronavírus não parou a PUC Minas. Nossos mais de 1800 professores e 40 mil alunos de graduação, distribuídos em quase 14 mil ambientes de aula (disciplinas e grupos) deram exemplarmente conta do recado. Apesar do acentuado grau de desafios e dificuldades enfrentados, não são poucos e nem pequenos os elogios de estudantes e docentes à qualidade do que, juntos, todos construímos.

Mas o seu curso é de regime presencial e deve acontecer no espaço físico das salas de aula, nos laboratórios, estágios, clínicas etc. E queremos muito que isso volte a acontecer de modo pleno muito em breve. Mas, ao mesmo tempo, não podemos esquecer que o cuidado com a saúde de todos é responsabilidade de cada um.

Em breve, terá início o período de matrículas para o próximo semestre. Desde já sinta-se convidado a renovar seus laços conosco, com nosso compromisso de que a PUC Minas atua intensamente para garantir a você uma formação de excelência, mesmo nesse momento de extrema excepcionalidade. Temos trabalhado para que você não seja prejudicado na continuação de seus estudos, e prossiga fazendo-o com muita qualidade.

Reforçamos nosso pedido para que, em casos de dúvidas ou quaisquer outras inquietações, busque esclarecimentos pelos canais de informação da Universidade e converse com seus professores e membros dos colegiados. Nesse momento, em especial, devem prevalecer as informações corretas.

Esperamos revê-lo em breve em nossos corredores, salas de aula, nos auditórios, nas cantinas. Até lá, vamos seguir juntos, com coragem e prudência, na alegria e vigor de nossa vida acadêmica.

Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo auxiliar de Belo Horizonte