Retorno das aulas laboratoriais e práticas do ICBS

A partir de 5 de novembro próximo, a PUC Minas retornará com as aulas laboratoriais e práticas dos cursos vinculados ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) do Campus Coração Eucarístico e das Unidades Barreiro e Praça da Liberdade. A decisão se dá após criteriosa avaliação e autorização pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Os cursos de pós-graduação e os seguintes de graduação vinculados ao ICBS são: no Campus Coração Eucarístico, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Odontologia; na Unidade Barreiro, Nutrição; e na Unidade Praça da Liberdade, Medicina Veterinária. Tal retorno das atividades laboratoriais e práticas dos cursos do ICBS do Campus Betim também já havia sido autorizada, pela Secretaria de Saúde de Betim, para 3 de novembro.

Em Contagem, também após uma criteriosa avaliação dos órgãos competentes da Prefeitura Municipal do município, as aulas práticas no Curso de Medicina do Campus Contagem retornaram em 27 de outubro.

O retorno presencial das aulas laboratoriais e práticas será feito gradualmente, de forma escalonada e de acordo com as especificidades de cada curso. Os coordenadores informarão aos alunos sobre o cronograma específico de retorno para cada curso.

Sobre o processo de autorização

Em 28 de setembro foi protocolada solicitação de retorno às aulas laboratoriais e práticas dos cursos do ICBS, junto à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, nos termos do decreto 17.435 de 23 de setembro de 2020. Esta solicitação continha os seguintes documentos: "Planejamento, Estratégias e Ações Para Retorno das Aulas Práticas Presenciais" e "Protocolo PUC Minas de Retorno às Atividades Presenciais". O primeiro documento apresenta os novos fluxos e processos das atividades laboratoriais e práticas intramuros dos cursos do ICBS no Campus Coração Eucarístico e nas Unidades Barreiro e Praça da Liberdade, visando à sua realização de forma segura no contexto da pandemia de Covid-19. O segundo documento descreve a adoção de medidas sanitárias, estruturais e comportamentais pela comunidade universitária da PUC Minas para o retorno seguro às atividades presenciais.

A PUC Minas se adequou fisicamente ao atual cenário de pandemia, de acordo com os documentos supracitados, e recebeu inspeção in loco da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte nos dias 20 e 21 de outubro. A permissão para o retorno das aulas práticas e laboratoriais foi deliberada por meio do ofício SMSA/EXTER 0452/2020, do secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, contendo em anexo relatório de vistoria da Vigilância Sanitária. A Universidade foi comunicada sobre a autorização no dia 27 de outubro. A PUC Minas foi também autorizada a realizar atendimento a pacientes do SUS em suas clínicas intramuros no município de Belo Horizonte. A Universidade destaca que este retorno ao atendimento de pacientes será realizado de forma gradual e escalonada, com o devido agendamento e comunicação prévia.

Todo o processo foi realizado com muita responsabilidade, objetivando que a retomada parcial das atividades seja a mais segura possível para alunos, professores e funcionários. A PUC Minas informa, ainda, que permanece atenta ao cenário da pandemia, e que, caso necessário, providenciará novas orientações.