PUC Minas cria Comitê de Monitoramento do Coronavírus

​A suspensão de todos os eventos em auditórios e teatros agendados na PUC Minas, pelo menos, até o dia 31 de março, foi uma das medidas estabelecidas em reunião do Comitê de Monitoramento do Coronavírus realizada na manhã desta sexta-feira, 13 de março, no Campus Coração Eucarístico. O Museu de Ciências Naturais estará fechado temporariamente à visitação a partir desta terça-feira, 17 de março, até o dia 31. Composto por representantes dos setores diretamente ligados à área de saúde, infraestrutura, ensino, comunicação e recursos humanos, o Comitê, criado pela Reitoria, tem como função acompanhar  diariamente e analisar um eventual avanço dos riscos de contágio da doença para propor medidas e ações de natureza acadêmico-administrativa que se mostrem necessárias.

Conduzida pelo chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, que coordena o Comitê, a reunião teve por objetivo discutir medidas emergenciais de prevenção à doença provocada pelo covid-19. Entre as principais ações, além da suspensão de eventos em auditórios e outros que promovam a aglomeração de pessoas, ficou definido um Plano de Contingência que permita à Universidade decidir e adotar, com agilidade, uma eventual suspensão de atividades curriculares diante de um agravamento dessa epidemia.

Uma definição do Comitê é que a Universidade fará um trabalho contínuo de esclarecimento sobre a prevenção da doença, riscos de contágio e garantia de acesso a materiais e produtos de higiene pessoal. Discutiu-se na reunião que a prevenção é de responsabilidade de todos, mas que a Universidade irá garantir as condições de segurança sanitária necessárias para o trabalho e frequência às aulas, intensificando a limpeza, orientando para medidas como a manutenção de salas ventiladas e outras que possam contribuir para a prevenção.

Uma das medidas já adotadas para se evitar o risco de contágio é a interrupção imediata da entrega e recepção do controle físico de estacionamento nas guaritas de segurança em todos os campi e unidades da PUC Minas. 

Participaram da reunião o secretário de Comunicação e diretor da Faculdade de Comunicação e Artes, professor Mozahir Salomão Bruck ; o chefe do Departamento de Medicina, professor Henrique Leonardo Guerra; o coordenador administrativo da  Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Michael Albino Andrade dos Santos; o supervisor de Operações da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Lourival Alves dos Reis.  Integram também o Comitê representantes do Colégio Santa Maria, que, como a PUC Minas, pertence à Sociedade Mineira de Cultura. Participaram da reunião a diretora geral pedagógica, Juliana de Carvalho Moreira, e o coordenador administrativo –financeiro, Ricardo Lúcio de Assis.