CRA - Perguntas e respostas
Outra pessoa pode solicitar e/ou retirar documentos por mim no CRA?
Toda solicitação e/ou liberação de documentos a terceiros só será feita mediante procuração com firma reconhecida.
Como consigo uma declaração de matrícula com a PUC Minas?
A declaração de matrícula está disponível no SGA para os alunos que estão regularmente matriculados no semestre atual. A segunda opção é solicitar por e-mail, no endereço craatendimento@pucminas.br.
Como solicitar o meu histórico escolar?
Existem duas opções para obter o histórico escolar. A primeira é através do SGA, disponível para alunos e ex-alunos. A segunda opção é solicitar por e-mail, no endereço craatendimento@pucminas.br. O documento emitido pelo SGA possui assinatura eletrônica e sua autenticidade pode ser confirmada no site da instituição, na página de consulta pública de documentos acadêmicos. Já o histórico emitido pelo CRA – Centro de Registros Acadêmicos, conta com autenticação eletrônica ICP-Brasil.
O que é preciso para entrar com o pedido de dispensa de disciplina?
A solicitação deve ser realizada através do SGA na aba CSC – Basta selecionar a opção correspondente e seguir as orientações.
Preciso obter a minha Declaração de Conclusão de Curso. O que devo fazer?
Atualmente, a declaração de conclusão de curso é emitida automaticamente em até três dias úteis após a colação de grau. Para ex-alunos, a solicitação deve ser feita por meio do e-mail craatendimento@pucminas.br, anexando uma cópia frente e verso do documento de identidade. A estimativa para emissão do documento é de 5 dias úteis, e ele será disponibilizado no SGA. Para egressos anteriores ao ano de 1983, a estimativa para emissão é de 15 dias úteis. Conforme o Art. 2º da Portaria 360, de 18 de Maio de 2022, do MEC, a declaração não é fornecida em formato físico.
Como faço para obter o meu diploma?
- Diploma Graduação 1ª via
Para os alunos que concluíram o curso e colaram grau a partir de dezembro de 2021, o diploma é emitido automaticamente em formato digital. A estimativa para a emissão do documento é de 120 dias. O diploma será disponibilizado no SGA do aluno.
Já para os egressos que concluíram o curso anteriormente e nunca solicitaram ou retiraram o documento físico que era emitido à época, é necessário fazer a solicitação por meio do e-mail craatendimento@pucminas.br. É importante anexar uma cópia do documento de identidade e uma cópia da certidão de nascimento ou casamento.
- Diploma Graduação 2ª via
A solicitação deve ser feita através do e-mail craatendimento@pucminas.br, anexar cópia de identidade, cópia de certidão de nascimento ou casamento, carta de próprio punho, solicitando confecção da segunda via do diploma, por motivo de extravio da primeira (se for o caso). Não é disponibilizada via física do documento (determinação do MEC), o mesmo será disponibilizado apenas no formato digital, podendo ter sua veracidade confirmada, na plataforma de consulta pública de documentos acadêmicos. A estimativa para emissão do documento é de 90 dias.
- Diploma - Mestrado e Doutorado (1ª via)
Para alunos de Mestrado e Doutorado, a secretaria do curso envia a documentação dos alunos (após a defesa da tese) para o CRA, a fim de confeccionar o diploma. Estima-se que o documento esteja disponível em até 60 dias úteis após o envio. O diploma será fornecido em formato digital.
- Diploma Mestrado e Doutorado (2ª via)
A solicitação deve ser feita por meio do e-mail craatendimento@pucminas.br. É necessário anexar uma cópia da identidade, uma cópia da certidão de nascimento ou casamento e uma carta de próprio punho, solicitando a confecção da segunda via do diploma devido ao extravio do original, se for o caso. Não será fornecida uma versão física do documento (conforme determinação do MEC); apenas a versão digital será disponibilizada, com uma estimativa de prazo de 60 dias úteis.
- Certificado de Especialização (2ª via)
A solicitação da segunda via do certificado é feita por e-mail ao IEC (certificadoiec@pucminas.br) no caso de cursos presenciais. Para os cursos na modalidade EAD, a solicitação deve ser feita à PUC Minas Virtual pelo e-mail (ead.secpos@pucminas.br). O ex-aluno deve anexar ao pedido cópia da carteira de identidade, certidão de nascimento e/ou casamento, além de uma carta de próprio punho, solicitando a confecção da segunda via devido ao extravio da primeira via. Caso o certificado esteja danificado ou plastificado, o documento deverá ser entregue.
O prazo estabelecido para a emissão da segunda via é de 60 dias úteis.
Onde posso solicitar ou consultar o calendário da PUC Minas?
O calendário encontra-se atualizado no portal PUC Minas. Favor consultar na página principal “Acesso restrito – Calendário acadêmico"