search
 

Reitor

 

Professor Doutor Pe. Luís Henrique Eloy e Silva

O professor Pe. Luis Henrique Eloy e Silva é doutor e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Teologia da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, Alemanha, e possui diploma em piano pela Escola de Música, Artes Plásticas e Cênicas Maestro Fêgo Camargo de Taubaté.

Na PUC Minas, é membro do corpo docente do Curso de graduação em Teologia do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, foi coordenador e professor dos cursos de pós-graduação lato sensu em Hermenêutica Bíblica e em Teologia do Cuidado e da Cura. Em 2022, assumiu a Reitoria da Universidade.

Na CNBB, é perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB e coordenou a equipe de revisão final da tradução da Bíblia da CNBB, cuja edição oficial foi lançada em 2018.

No Vaticano, foi nomeado pelo Papa Bento XVI perito na XII Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja que ocorreu em 2008 e, desde outubro de 2014, é membro da Pontifícia Comissão Bíblica, órgão da Congregação para a Doutrina da Fé, por nomeação do Papa Francisco.



Mensagem do Reitor

É com imensa alegria e reverência que me dirijo à comunidade universitária, pela primeira vez, na condição de Reitor empossado.

Desejoso das bênçãos da Virgem Maria, a quem consagro este meu novo trabalho, quero inicialmente agradecer ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, pela confiança em me escolher para essa significativa responsabilidade de continuar cultivando esse tesouro cultural, educacional, social e, principalmente, humano, que é a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Essa importante missão somente alcançará sucesso com a colaboração, alinhamento e envolvimento de cada um e cada uma de vocês. 

É imprescindível também expressar a minha gratidão e de toda a PUC Minas a Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Com sua sensibilidade, inteligência e capacidade de gestão, deu histórica contribuição para a Universidade nessa década e meia de reitorado. 

As universidades católicas nasceram do coração da Igreja, como ricamente mencionado por São João Paulo II, na Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae. Elas. portanto, são um testemunho que atravessa séculos de compromisso da Igreja com o conhecimento, com a efetiva possibilidade de uma harmoniosa convivência entre fé e razão, no entendimento da educação como promotora dos mais essenciais valores cristãos.

A PUC Minas tem uma história belíssima de serviço à sociedade. Que essa trajetória continue nos iluminando e inspirando para que a Universidade avance cada vez mais em todos os seus objetivos, formando profissionais críticos e defensores da vida plena e da dignidade humana.

Assim, sigamos animados e comprometidos com um mundo justo e solidário, atentos à identidade de nossa Universidade, como servidora de um projeto maior, que é o Projeto de Deus. 

Convido toda a comunidade universitária para continuarmos esta caminhada de mútuo apoio, conscientes do nobre papel que somos chamados a cumprir.

Professor Doutor Pe. Luís Henrique Eloy e Silva
Reitor da PUC Minas

Acesse as redes sociais.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte

A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.