PUC Minas Virtual

INSTITUCIONAL >> O que é a PUC Minas Virtual >> Palavra da Diretora

Palavra da Diretora

A educação a distância é o instrumento mais poderoso, nos dias de hoje, para a democratização do conhecimento de qualidade. Em um país como o nosso, com dimensões continentais, com uma acentuada desigualdade interna de ordem econômica e principalmente cultural, somente o uso dos instrumentos disponibilizados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação poderá levar à superação dessas diferenças, em tempo mais acelerado. A alternativa seria o investimento pesado na construção de infra-estrutura física educacional e na formação de recursos humanos altamente qualificados e fixados uniformemente nas diversas regiões, o que não parece realista sequer a médio prazo. É preciso portanto potencializar a acessibilidade da informação atualizada e de qualidade indiscutível a todos, não importa onde estejam. A educação a distância responde a esse requisito de acessibilidade, agregando ainda algumas características que acentuam sua adequabilidade ao momento atual. A primeira delas é a flexibilidade. A educação a distância atende às diferenças individuais que muitas vezes representam uma expulsão de pessoas dos ambientes formais de ensino. Oferece ao aluno a oportunidade de assumir a aprendizagem segundo seu próprio ritmo e disponibilidade. Ele estuda nos horários de sua melhor conveniência, em sua própria casa ou no trabalho, sem se desgastar com o deslocamento para os centros de estudo e pesquisa. A segunda característica diz respeito à escala da educação a distância. A utilização das tecnologias permite o atendimento simultâneo de um número muito grande de pessoas, sem as limitações impostas pelo espaço físico da sala de aula. Trata-se de uma modalidade adequada ao atendimento em larga escala. Essa característica permite adicionalmente que a educação a distância apresente um baixo custo unitário. Finalmente, a última qualidade da educação a distância a ser acentuada é a possibilidade de vencer a limitação da distância geográfica. Alunos e professores podem estar em qualquer lugar do mundo e estarem interagindo em um mesmo ambiente de estudo. A partir dessas constatações, as possibilidades e oportunidades que se abrem são quase infinitas.

A educação a distância interativa e em larga escala ainda é uma atividade muito jovem e experimental. Mas não restam dúvidas de que ela representa o futuro e que sua utilização tende a se expandir no meio educacional. As novas gerações, superexpostas a informações pela Internet e televisão, terão necessidades e expectativas educacionais de tal forma diversas das das gerações atuais que certamente provocarão mudanças fundamentais nos métodos de ensino que hoje conhecemos. Utilizar as tecnologias da comunicação e da informação para melhorar a educação que disponibilizamos para a nossa sociedade é uma forma de todos os atores do sistema educacional contribuírem para a democratização do conhecimento e para a melhoria da qualidade da educação. É, enfim, apostar no futuro.

Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira Gonçalves
Diretora da PUC Minas Virtual

 :: Volta :: 

Cursos


Fale com a PUC

Acesso restrito

BIBLIOTECAS

Biblioteca digital multimídia Instituto Embratel 21 assista a videoconferência que está sendo exibida agora
Biblioteca
 
Endereços:
Av. Trinta e Um de Março, nº 1020 - Bairro Dom Cabral - Belo Horizonte - MG - CEP: 30535-000 - Telefone geral: (31) 3319-4444