Encontre seu curso

Cursos > Betim > Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura)

Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura)

O CURSO

O Curso de Ciências Biológicas da PUC Minas forma bacharéis e licenciados em Biologia. O bacharelado no Curso de Ciências Biológicas do Coração Eucarístico destaca-se pelo envolvimento junto às questões biológicas, éticas, da saúde, da biotecnologia e da educação, com notório investimento na formação em meio ambiente e biodiversidade. Já o bacharelado no Curso de Ciências Biológicas de Betim possui linha de formação em Gestão Ambiental. O curso propicia a formação de um profissional capaz de lidar com situações concretas nas mais de 150 áreas das Ciências Biológicas. No Curso de Ciências Biológicas, o aluno terá ainda oportunidades de promover e participar de eventos científicos e acadêmicos, além da possibilidade de trabalhar com projetos de pesquisa e extensão.

O que você irá estudar

A importância e a dinâmica da vida no planeta, do nível micro ao macroscópico, as interações no ambiente e a aplicação dos conhecimentos junto à sociedade. Os conteúdos são organizados da seguinte forma: Biologia Celular, Molecular e Evolução; Botânica; Zoologia; Ciências Ambientais e Ecologia; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais e Filosóficas. A evolução e a formação sistêmica são eixos integradores das disciplinas. Na formação profissionalizante, incluem-se conteúdos específicos para as linhas de formação em docência, meio ambiente, biodiversidade e gestão ambiental em espaços diferenciados: laboratórios especializados, Mata da PUC Minas, Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, Empresa Júnior, Mestrado em Zoologia de Vertebrados, Programas de Formação da Capes (Pibid) e estágios em instituições parceiras e conveniadas.

CAMPOS DE PESQUISA

O bacharel em Ciências Biológicas estará apto a trabalhar ampliando a qualidade de vida da sociedade, do meio ambiente e da educação. Pode atuar na liderança de empresas nacionais e internacionais de diversos setores (saúde, meio ambiente, educação e biotecnologia), escolas públicas e privadas, universidades nacionais e internacionais, órgãos governamentais municipais, estaduais e federais e Institutos de Pesquisa, ONGs no Brasil e no exterior, além da prestação de serviços e consultoria, como empresários e gestores nas áreas ambiental, da educação, da saúde e da biotecnologia, conforme a trajetória de curso. Os licenciados estarão aptos a atuar também como professores no ensino fundamental e médio.