PUC Minas - Transferência Externa e obtenção de novo título

 

Formas de ingresso >> Transferência externa

FAQ

O processo de transferência Externa para a PUC Minas aceita alunos bolsistas do PROUNI?
A PUC Minas cumpre a cota de Bolsas estabelecida pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) com os alunos ingressantes através de seu Processo Seletivo. Assim, a Universidade não aceitará Transferência de Bolsas PROUNI (Total ou Parcial) de candidatos selecionados que possuam esse benefício na instituição de origem.

Qual o período de matrícula?
O candidato selecionado receberá uma  Declaração de Vaga. A matrícula será feita nos dia 07/07/2010, nhorário e o local para efetivação da matrícula serão divulgados juntamente com o resultado oficial, ficando condicionada à existência de vagas nas disciplinas requeridas pelo aluno.
O candidato classificado que não efetivar a sua matrícula na data fixada para a sua realização, será considerado desistente. Não serão aceitas matrículas fora do prazo e sem apresentação de todos os documentos exigidos.

Qual a documentação necessária para inscrição?
A solicitação de inscrição deverá ser acompanhada dos seguintes documentos e enviada pelo Correio ao endereço correspondente da unidade onde o solicitante pretende estudar:
- Cópia do formulário de solicitação, em modelo emitido pela PUC Minas, preenchido pela internet;
- Histórico escolar original, com discriminação das notas e cargas horárias das disciplinas em que o candidato foi aprovado, bem como a forma de aferição de aprendizagem adotada e os dados indicadores do reconhecimento do curso;
- Planos de ensino das disciplinas cursadas e das disciplinas em curso;
- Cópia do currículo pleno do curso de origem, com discriminação das cargas horárias das atividades acadêmicas;
- Os candidatos provenientes de instituições de ensino estrangeiras deverão apresentar toda a documentação traduzida para a língua portuguesa, por meio de tradutor oficial juramentado.

Quando receberei a resposta da solicitação?
As solicitações de inscrição para participação no processo seletivo de transferência externa poderão ser recusadas, caso a análise do histórico escolar do candidato indique a não existência de vagas nas disciplinas que o mesmo estiver apto a cursar. A PUC Minas informará ao candidato, através de carta, telegrama ou e-mail, no prazo de 15(quinze) dias, a contar do recebimento da documentação, se sua solicitação de inscrição foi aceita ou não.

Divulgação do resultado
O resultado do processo será divulgado no dia 02/07/2010, às 16h, na internet, no Centro de Registros Acadêmicos e nas Secretarias Acadêmicas das unidades.

Caso a transferência externa seja aceita, posso solicitar trancamento de matrícula?
Conforme o Regimento Geral da Universidade, não será concedido o trancamento de matrícula no semestre de ingresso no curso.

Quais as condições para o pedido ser aceito?
No ato da solicitação, o candidato poderá optar por mais de uma opção para curso/turno/unidade. 
A solicitação será aceita mediante as seguintes condições:
a) O curso deverá ser idêntico ou afim àquele em que ele se encontra matriculado na instituição de origem;
b) Não ter cursado mais de 60% da carga horária do curso pretendido na PUC Minas, após análise das equivalências com as disciplinas cursadas na(s) instituição(ões) de origem.
A existência de afinidade entre cursos, para efeito de transferência, será fixada, caso a caso, pelo Colegiado de Coordenação Didática ou pela Coordenação do curso de destino.

Em caso de empate, quais são os critérios para desempate?
No caso de empate no último lugar e no limite das vagas, será classificado o candidato que tiver cursado, com aprovação, a maior carga horária na instituição de origem.

Qual o período de inscrição?
A solicitação de inscrição para participação no processo seletivo de transferência externa é permanente e deverá ser feita, exclusivamente, pela internet. O candidato deverá acessar o link www.sistemas.pucminas.br/gpi

Como é feita a seleção e a classificação do candidato?
1- Terão prioridade os ex-alunos transferidos da Universidade para outras instituições de ensino superior e que, superados os motivos que determinavam o afastamento, nela queiram rematricular-se por transferência, no curso, turno e Campus ou Núcleo/Unidade de origem.
a) Os candidatos serão selecionados através do exame do histórico escolar, observando-se o seguinte critério: soma das notas (convertidas na base 100) obtidas nas disciplinas cursadas na instituição e curso dos quais pretende se transferir, dividida pelo número de disciplinas cursadas;
b) Serão computadas apenas as disciplinas cursadas, com aprovação, até a data de inscrição para transferência.
2- Para os demais candidatos serão utilizados os critérios a seguir:
a) Prioridade ao candidato originado de curso igual àquele para o qual pretende se transferir;
b) Disponibilidade de vagas nas disciplinas que o candidato estiver apto a cursar;
c) Os candidatos aos cursos de Direito e Enfermagem (PUC Minas no Coração Eucarístico/Praça da Liberdade) que tiverem suas solicitações aceitas deverão realizar prova de conhecimentos e deverão efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$45,00 (quarenta e cinco reais).
d) Para os demais cursos, o candidato terá seu histórico escolar analisado pela coordenação do curso cuja vaga está sendo pleiteada, o que determinará o período do curso em cujas disciplinas o mesmo estará apto a se matricular, caso venha a ser aprovado no processo de seleção. 

 :: Volta :: 

Fale conosco: (31)3319-4444
Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444