INTRODUÇÃO


No ano de 2011, aos 53 anos de atuação, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais apresenta seu Relatório de Atividades à Comunidade Acadêmica. Trata-se de documento elaborado de maneira coletiva, sob a coordenação da Secretaria Geral, envolvendo vários setores da Universidade.

O Relatório de Atividades de 2011, estruturalmente, está organizado em 10 itens, a partir dos quais é possível tomar conhecimento das atividades desenvolvidas pelos diversos setores da Instituição, com destaque para aquelas referentes aos seus eixos de integração: Ensino, Pesquisa e Extensão. São apresentadas, ainda, informações referentes aos setores de apoio acadêmico, aos serviços à comunidade, aos eventos realizados e à gestão de pessoas. A estrutura de organização da informação passa a seguir o critério do agrupamento por institutos e faculdades, no que tange à apresentação de itens como Ensino e Pesquisa, dentre outros.

Em 2011, o número de alunos matriculados ultrapassou a casa dos 65 mil, distribuídos entre os cursos de graduação, sequencial e de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), e constata-se que 86% dos professores da Universidade possuem titulação de mestre ou de doutor.

Este Relatório apresenta informações que demonstram o constante crescimento da PUC Minas e a sua presença em diversas regiões do Estado, com uma estrutura multicampi, composta por mais de uma centena de prédios, que abrigam laboratórios, bibliotecas, museu, canal de TV, escola de teatro, polos de ensino a distância, salas multimídia, teatros, auditórios, hospitais veterinários, fazendas experimentais, serviço de assistência jurídica e diversas clínicas (fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia e psicologia).

Destaca-se também que a Universidade foi escolhida, pela terceira vez, a segunda consecutiva (2011, 2010, 2006), a Melhor Universidade Privada do Brasil - na VII edição do Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante 2011, da Editora Abril - e recebeu o XIII Prêmio Minas - Desempenho Empresarial, na categoria Liderança Setorial de Minas Gerais, na área de Educação - promovido pela Revista Mercado Comum.

Por fim, é digno de nota que, em 2011, seguindo a dinâmica das mudanças pelas quais passa a sociedade, o Conselho Universitário aprovou a alteração do Regimento Geral da Universidade.

Como se poderá verificar a partir da leitura deste Relatório, a Universidade permanece firme em seu propósito de garantir uma presença cristã no mundo universitário, exercendo suas atividades-fins na fidelidade aos princípios da doutrina cristã e da Igreja Católica, buscando, através do ensino, da pesquisa e da extensão, aproximar-se cada vez mais da sociedade, aprimorando, sempre, a prestação de seus serviços.


pucminas
PUC Minas | Secretaria Geral | secgeral.ass@pucminas.br