Oportunidade

Recursos

 

Índice

Oportunidades

A PUC Minas mantém no Sistema de Gestão de Estágio, um espaço destinado à divulgação das Oportunidades de Estágio e Monitoria para a consulta dos alunos. Eventualmente, buscando sempre ampliar as oportunidades, os Setores de Estágio irão também divulgar no SGE outras atividades de interesse dos alunos, como, por exemplo, a abertura de vagas em projetos de extensão, iniciação científica e emprego.

Na qualidade de instituição de ensino, a Universidade somente irá divulgar as vagas de Estágio e Monitoria para os alunos de seus diversos cursos de graduação e pós-graduação de forma diferenciada, ou seja, o aluno que procurar uma nova oportunidade no Sistema de Gestão de Estágio terá acesso somente aquelas direcionadas para a sua formação. Este procedimento tem como referência a formação e o projeto didático-pedagógico específico de cada Curso.

O processo de divulgação de uma oportunidade é iniciado a partir da análise do cadastro das suas informações no Sistema de Gestão de Estágio (SGE), seguido da sua liberação para consulta e visualização pelos alunos dos respectivos cursos relacionados. Uma vez disponível a oferta, o aluno pode se candidatar à oportunidade permitindo assim que a concedente visualize seu currículo enviado dando início assim ao processo de seleção.

  • Cadastro da oportunidade no SGE
  • Análise do cadastro pelo Setor de Estágio da Unidade ou Campus
  • Divulgação da oportunidade para o(s) respectivo(s) Alunos do(s) Curso(s)
  • Os Alunos se candidatam a oportunidade divulgada
  • Concedente visualiza os candidatos e inicia a contratação do Aluno

O representante da organização concedente poderá iniciar o processo de Cadastro da Contratação (consultar o guia) a partir da respectiva oportunidade, aproveitando-se assim dessas informações.

A PUC Minas esclarece que, apesar de ser possível, e recomendado, iniciar o processo de contração a partir de uma oportunidade divulgada, isso não será um requisito para se contratar o aluno.

Cadastro da oportunidade no SGE

O acesso dos representantes das organizações concedentes e dos agentes de integração ao Sistema de Gestão de Estágio (SGE) deve ser feito no Portal de Estágio da PUC Minas no endereço www.estagio.pucminas.br.

  • Ao abrir o SGE, caso não possua acesso ao sistema, o usuário representante da concedente ou do agente de integração deve então se registrar no sistema.
  • Em seguida, selecionando no menu a opção “Concedente”, o usuário deve pesquisar a respectiva concedente onde se deseja cadastrar a contratação do Aluno. O cadastro de uma contratação somente poderá ser realizado a partir de concedentes na situação de “Pendente de análise administrativa”, “Em análise administrativa”, “Alteração solicitada” e “Deferida”
    • Caso não seja localizada, a concedente poderá ser cadastrada acionando-se o comando “Nova Concedente”. Esse cadastro passará por uma análise de credenciamento antes da aprovação da contratação.
  • O formulário de cadastro da contratação pode ser aberto acionando-se o comando “Nova Oportunidade”.

O cadastro realizado pela concedente ou pelo agente de integração, antes de ser divulgado para os alunos irá passar por uma análise no que diz respeito aos aspectos administrativos, jurídicos e acadêmicos.

Para acompanhar todo o processo de tramitação do cadastro e divulgação da oportunidade, o funcionário responsável deverá acessar no SGE o menu “Oportunidade” onde irá encontrar um gadgetO conceito de Gadget foi desenvolvido no SGE com o objetivo de permitir o acesso rápido a informações de interesse do respectivo usuário autenticado, podendo o seu acesso variar conforme o seu perfil de acesso ao sistema. chamado “Oportunidades ativas relacionadas ao usuário”.

  • Para localizar a respectiva oportunidade, caso ela não esteja evidente entre os 4 primeiros registros, ele deve então acionar o comando “Ver Todos”.
    • O usuário somente terá acesso aos registros sob a sua responsabilidade e que não tenham sido encerrados e/ou seu trâmite finalizado a mais de 30 dias.
  • Após localizar a oportunidade que está sendo tramitada, o usuário deve acionar o comando “ver” que irá abrir uma tela onde ele poderá ter acesso às informações relacionadas.

Análise do cadastro pelo Setor de Estágio da Unidade ou Campus

Uma vez finalizado o cadastro da oportunidade, ele será encaminhado para a análise do Setor de Estágio da respectiva Unidade ou Campus, que irá iniciar o processo de verificação das informações considerando-se, simultaneamente, os aspectos administrativos, jurídicos e acadêmicos.

Durante a análise, o Setor de Estágio poderá solicitar ao responsável pelo cadastro esclarecimentos e/ou ajustes das informações no SGE evitando assim um indeferimento desnecessário do processo. Na hipótese de indeferimento, a oportunidade não será divulgada e o seu cadastro deverá ser reiniciado.

Divulgação da para o(s) respectivo(s) Alunos do Curso(s)

Após a análise das informações e não sendo constatados problemas, o Setor de Estágio irá encaminhar o cadastro da oportunidade para a divulgação aos alunos dos respectivos cursos relacionados.

Uma vez divulgadas para o curso, aluno e professor terão acesso a essas oportunidades a partir do gadget “Oportunidades divulgadas para o curso”.

  • Para visualizar a lista de oportunidades divulgadas para o respectivo curso do aluno ou do professor, caso ela não esteja evidente entre os quatro primeiros registros, ele deve então acionar o comando “Ver Todos”.
    • O professor e o aluno somente terão acesso aos registros relacionados aos respectivos cursos e que o processo de divulgação não tenha sido encerrado.
  • Após localizar a oportunidade, o usuário deve então acionar o comando “ver” que irá abrir uma tela onde ele poderá ter acesso às informações relacionadas.

Os Alunos se candidatam a oportunidade divulgada

Para se candidatar a uma vaga, após visualizar uma oportunidade, o aluno deve acionar o comando “Candidatar“ localizado ao final da tela de visualização.

Concedente visualiza os candidatos e inicia a contratação do Aluno

As informações e/ou currículos dos alunos que se inscreveram para concorrer às vagas disponibilizadas pela concedente estarão disponíveis para a consulta do responsável pelo cadastro da oportunidade.

O acesso às informações sobre os candidatos inscritos para a oportunidade está disponível através do aplicativoO conceito de aplicativos foi desenvolvido no SGE com o objetivo de padronizar e facilitar os recursos relacionados à manutenção dos registros relacionados a algum dos cadastros do SGE. Eles são disponibilizados no sistema na tela de visualização. “Comentário/Ocorrência” localizado na tela de visualização do cadastro. Além de possibilitar identificar os alunos que se candidataram através do sistema, outra funcionalidade disponível nesse aplicativo é a possibilidade de se comunicar com os candidatos.

O representante da concedente poderá iniciar o processo de cadastro da contratação (consultar o guia) a partir da respectiva oportunidade, aproveitando-se assim dessas informações.

Além dos candidatos que se inscreveram para concorrer à vaga de estágio ofertada pela concedente, outros alunos poderão também ser inseridos no processo de cadastro da contratação iniciado.