PIBID

O PIBID na PUC Minas

O projeto pauta-se pelo pressuposto de que a formação docente deve tomar como princípio organizador o exercício dialético fundado na relação entre ação, reflexão e ação, com o objetivo de proporcionar ao professor (tanto os efetivamente inseridos nas instituições escolares – formação continuada – quanto os licenciandos – formação inicial) situações em que o processo de reflexão na ação e sobre a ação se configure como o fio metodológico para a construção de uma identidade profissional.  Para tal fim o projeto prevê – e tem sido assim realizado – a composição e integração de eixos metodológicos que abarcam o aprimoramento da leitura e da escrita como ferramentas de ensino e aprendizagens, mediante atividades regulares de formação – tanto na escola quanto na Universidade – e a prática de atividades comuns entre as diversas áreas de saber. Nesse sentido, temos fomentado situações e buscado condições para que as diversas culturas escolares / disciplinares possam entrelaçar-se, procurando superar fragmentações e isolamento de saberes.  Na prática, conforme previsto no projeto, temos realizado planejamentos e ações conjuntas em diversas situações de ensino e aprendizagem, promovendo a integração de temas e saberes pertinentes aos conteúdos curriculares, utilizando diferentes dinâmicas: oficinas, seminários (tanto os internos à universidade quanto os da escola, integrando toda a comunidade escolar), criação de grupos de estudos, visitas técnicas, realização de produções artísticas de variada natureza realizadas nas próprias escolas, a partir das demandas de cada âmbito escolar.

Para a consecução do projeto, são realizadas atividades de formação –  trata-se de atividades conjuntas entre alunos bolsistas e professores supervisores – a saber: reuniões semanais para planejamento de atividades e cumprimento de ações previstas; encontros temáticos com a participação de todos os bolsistas sobre temas atuais e que  incidem diretamente no cotidiano escolar, seminários de avaliação e divulgação dos resultados do projeto, realizados ao final do semestre letivo. Todas essas atividades obedecem a um cronograma previamente definido junto aos coordenadores de área, no qual estão fixados encontros sistemáticos entre alunos bolsistas, professores supervisores e coordenadores das diferentes áreas, realizados semanalmente, de forma alternada - ora na universidade, ora nas escolas.

À luz desses pressupostos, temos observado que o aluno bolsista, partindo da sua própria vivência nos diversos ambientes escolares, sob a supervisão e acompanhamento de professores já inseridos na instituição escolar, tem apresentado um diferencial em sua formação e acreditamos que, em decorrência, possa vir a ser um profissional reflexivo, autônomo, criativo, aberto a novas possibilidades e, sobretudo, disposto a trabalhar em equipe, a continuar seu processo de formação docente e a estabelecer vínculos com a escola pública, com a comunidade e a sociedade em geral.

Nessa perspectiva, o projeto do PIBID na PUCMINAS abre possibilidades e cria condições para que todas essas ações sejam desenvolvidas. Reunidos em um mesmo projeto, professores e alunos de diferentes áreas de conhecimento, têm tido (e nos reportam isso) a oportunidade de dinamizar trocas de experiências e saberes, de exercitar a prática de planejamentos conjuntos e, sobretudo, de aprender a  ser protagonista de sua formação  na / para a docência e, por isso mesmo, capazes de ousar propor e aplicar novas estratégias nos processos de ensino,  contribuindo assim para mudanças significativas na educação das novas gerações.

Endereço: Av. Dom José Gaspar, 500 - prédio 30 - sala 108 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG - CEP: 30535901 - Telefone geral: (31) 3319-4559