Iniciação Científica

 

A PUC Minas, há décadas, incentiva a pesquisa de professores e alunos de graduação e de pós-graduação. A Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação é responsável pelos programas que fomentam a formação de pesquisadores e destina um fundo próprio, para os projetos de autoria dos alunos com orientação de professor da PUC, intitulado Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC / PUC Minas (inscrições todo mês de setembro). Mantém, ainda, o Fundo de Incentivo à Pesquisa – FIP / PUC Minas para os projetos propostos por professores e doutorandos, com processo seletivo semestral e que incluem um ou dois bolsistas da graduação em cada proposta.

Ao todo, por ano, cerca de mil bolsistas desenvolvem importantes trabalhos de pesquisa a partir dos programas internos e com recursos advindos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG e com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, tanto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC quanto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI.

Todos os anos, no mês de outubro, é realizado o Seminário de Iniciação Científica que apresenta os trabalhos de pesquisa dos alunos que são selecionados em cada área de conhecimento e premia os que se destacam como os melhores. O evento é avaliado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e gera uma publicação indexada dos trabalhos de pesquisa inscritos no Seminário, em livro editado pela Editora PUC Minas.      ​

Voltar​​

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte



A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.