MINI-ONU

O que é o MINIONU

 O Modelo Intercolegial das Nações Unidas – MINIONU – é um projeto da PUC Minas realizado pelo Departamento de Relações Internacionais, que consiste na preparação de universitários do curso de Relações Internacionais para receberem mais de mil estudantes de escolas do ensino médio de todo o Brasil.

O MINIONU possui função pedagógica-cultural, possibilitando aos estudantes desenvolverem suas capacidades de percepção e compreensão dos acontecimentos internacionais.
Projeto de extensão universitária, o MINIONU permite, além do aprimoramento acadêmico dos estudantes do curso de Relações Internacionais, a exposição dos estudantes do ensino médio aos assuntos internacionais.

Como funciona o MINIONU

Durante quatro dias os alunos do Ensino Médio vivenciarão a rotina de diplomatas. Estes defenderão a política externa de suas representações em encontros de organizações internacionais.
Ao chegar ao campus da PUC Minas o aluno já terá ciência do país que representa e do tema que irá discutir. Além disto, o aluno já terá estudado o tema com o auxílio do Guia de Estudos, publicado anteriormente no site do evento, e por pesquisas individuais.

Após a realização do credenciamento de alunos e professores serão iniciadas as atividades do evento. No primeiro dia será feita a abertura oficial das atividades do MINIONU, onde haverá pronunciamento de autoridades e será declarada, pelo Secretário Geral a abertura dos trabalhos.

No dia seguinte, os alunos participarão de uma apresentação geral e uma revisão das regras de debate. A partir deste momento cada comitê passa a usar sua língua oficial, seja: português, inglês, francês ou espanhol. Os professores responsáveis, por sua vez serão encaminhados para uma reunião, onde, junto aos coordenadores do evento, receberão as diretrizes gerais e falarão sobre suas expectativas. Após a revisão de regras, os alunos, agora delegados, dão início aos debates que durarão três dias. Durante este período serão realizadas palestras e reuniões com professores responsáveis e com os alunos representantes das escolas.

No último dia os delegados deverão redigir uma resolução ou uma carta que oficializará as decisões tomadas naquela discussão. Delegados que se destacarem serão premiados por suas atuações em seus comitês.

Todos os participantes participarão da Cerimônia de Encerramento do MINIONU, onde serão apresentados os resultados produzidos pelos comitês e declarado o fim dos debates.

Para mais informações, acesse www.minionu.com.br
Tel.: 31 - 3319 4527 | e-mail: minionu@pucminas.br

 :: Volta :: 

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444