28/03/2017 17:45

Bastidores: PUC Minas Virtual investe em melhoria constante

Um dos objetivos da PUC Minas Virtual é a melhoria constante. Por isso investe em ações cuja finalidade é proporcionar ao aluno a melhor experiência de aprendizagem e interação e ao professor o acesso a ferramentas e condições que contribuam para o seu desenvolvimento.

No setor Produção de Mídias Digitais, por exemplo, responsável pela gravação e edição das videoaulas, a pesquisa por soluções audiovisuais que acompanham os avanços tecnológicos e da internet não para. “Todos os membros da equipe estão ligados no que está acontecendo no mercado, na internet, pesquisando tendências, cases de sucesso e novos modos de se apropriar da tecnologia. O setor também se preocupa muito com as melhorias técnicas, mantendo seus equipamentos atualizados, e com o desenvolvimento técnico constante da equipe. Além disso, também trabalhamos junto com o professor, individualmente, identificando as melhores ferramentas e estratégias para as suas videoaulas”, conta Paulo Henrique Lafetá Pinheiro, coordenador do setor.

Outro setor que desempenha um papel de destaque quando o assunto é a busca pela melhoria contínua é o Capacitação em Ead. Ele é o responsável pelo acolhimento e treinamento dos novos professores e pelo aperfeiçoamento dos que já lecionam na PUC Minas Virtual. “Nós fazemos um trabalho bem próximo dos professores, explicando o funcionamento das ferramentas, apresentando as possibilidades da plataforma, discutindo continuamente as especificidades do planejamento de aula e elaboração de atividades para a educação a distância e até fornecemos worshops e acompanhamento com profissional na área de artes cênicas, por exemplo. Também somos responsáveis pelo curso Capacitação EaD, executado no Ambiente Virtual de Aprendizagem e disponibilizado para todos os professores. O curso é constantemente atualizado e fornece as bases para o trabalho do docente. O setor está conectado com as principais discussões e pesquisas acerca da EaD, o que nos permite avançarmos muito em nosso modelo e metodologia”, conta o professor Marcelo Werneck, coordenador do setor.

Trabalhando em conjunto com a Capacitação em EaD, a PUC Minas Virtual ainda conta com o setor Design Instrucional, que auxilia o docente na escolha das melhores ferramentas e estratégias para o cumprimento dos objetivos de aprendizado de sua disciplina e na construção do seu plano de ensino. “À medida que o professor tem um planejamento coerente ele consegue, do ponto de vista do designer instrucional, fazer materiais didáticos assertivos. Auxiliamos o professor, também, a pensar em inovações e adequações de linguagem para que o material didático chegue até o aluno proporcionando-lhe uma boa experiência de ensino-aprendizagem. Para isso, estamos sempre antenados ao que tem sido feito e discutido no Brasil e no mundo”, conta Caroline Vasconcellos, coordenadora do setor.

Como podemos notar, por trás de cada material didático publicado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, existe muito trabalho, pesquisa, diálogo e busca incansável por aperfeiçoamento. O objetivo é sempre a qualidade e o foco da PUC Minas Virtual está no aluno.