28/03/2017 16:35

Benchmark: professores da PUC Minas visitam a Uniamérica e conhecem seu modelo de ensino híbrido

No último dia 24, os professores Marcos André Silveira Kutova, diretor do Núcleo de Educação a Distância da PUC Minas, Daniella Bernucci Paulino, coordenadora de Pós-graduação e Sara Pimenta Resende, coordenadora do Curso de Administração, juntamente com os professores Lúcio Mauro Pereira, diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde e Eduardo Ladeira, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan), estiveram em Foz do Iguaçu para conhecerem o trabalho desenvolvido na Uniamérica, que tem o uso das metodologias ativas como foco do seu processo de ensino-aprendizagem.

A proposta da Uniamérica subverte a lógica tradicional que entende que a prática é precedida da teoria. Na instituição, os alunos têm contato com a prática logo no primeiro dia de aula, nos projetos que são orientados a desenvolver. "Lá, os alunos aprendem a teoria nas disciplinas a distância e a sala de aula presencial é entendida como um grande laboratório onde eles podem desenvolver projetos relacionados a problemas reais, os mesmos que encontrarão depois de formados. No modelo de ensino híbrido da Uniamérica, não existe a tradicional divisão por disciplinas e as competências dos alunos são desenvolvidas por meio de projetos atrelados à realidade”, conta a professora Sara.

A PUC Minas Virtual está atenta às inovações e às mais recentes pesquisas relacionadas à Eduação a Distância, “por isso achamos relevante uma visita in loco para entendermos melhor o trabalho da Uniamérica. Ver um projeto como esse, aplicado, assume uma dimensão muito maior do que o conhecimento puramente teórico. Trata-se de um trabalho inspirador, capaz de fomentar reflexões”, afirma Kutova.