21/06/2017 11:10

PUC Minas Virtual atua na oferta de disciplinas semipresenciais

No primeiro semestre de 2017, a PUC Minas, com o apoio técnico e metodológico do seu Núcleo de Educação a Distância, buscando trazer a prática profissional acompanhada por professores qualificados para junto da reflexão teórica, ofertou a sua primeira disciplina semipresencial. Para o segundo semestre, está prevista a oferta de mais seis disciplinas, distribuídas em cinco cursos distintos, em parceria com o Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), com o Instituto Politécnico (Ipuc), com o Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg) e com a Faculdade de Psicologia.

O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nas disciplinas semipresenciais “é baseado no uso de metodologias ativas, que possibilitam ao aluno o desenvolvimento de habilidades de forma crítica. Isso porque o aluno é estimulado, o tempo todo, a se apropriar do referencial teórico na busca por soluções referentes a problemas práticos, de forma reflexiva, que tenham ligação direta com as demandas da sociedade e do mercado. Nessa lógica de trabalho, quanto mais o aluno se envolver ativamente nos processos de aprendizagem, mais ele aprenderá”, explica o professor Marcos André Silveira Kutova, diretor da PUC Minas Virtual.

No que diz respeito ao seu funcionamento, a professora Júnia Lage, da coordenação de Graduação do Núcleo, afirma que “toda a carga teórica das disciplinas estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno terá acesso a materiais produzidos por professores especializados nas diversas áreas do conhecimento. A sala de aula será o espaço para a aplicação desse conteúdo em projetos”.

As disciplinas semipresenciais já estão em oferta e os interessados podem acessar a lista completa no site da PUC Minas Virtual. As matrículas para o segundo semestre já começaram.