25/05/2015 10:30

Está no ar a Revista PUC Minas número 14

A edição do segundo semestre de 2016 da Revista PUC Minas já foi publicada no site da Universidade e a versão impressa já está sendo distribuída. A revista tem a proposta de apresentar discussões relevantes sobre o contexto social do país e as principais atividades acadêmicas realizadas nos últimos seis meses, com matérias, artigos e reportagens de temas variados.

Nesta edição, a matéria Gestão ambiental em casa enfatiza o fato de que as Ciências Contábeis e o meio ambiente possuem relação próxima. Para trabalhar este novo foco dado às Ciências Contábeis, a Universidade desenvolve a atividade de extensão Gestão Ambiental Familiar com Foco no Planejamento Financeiro, orientada pela professora Silvana Figueiredo, como parte do conteúdo avaliativo do curso a distância. Os alunos extensionistas acompanham e orientam de perto as famílias selecionadas para participarem do projeto, com o objetivo de promover a gestão responsável dos recursos naturais no ambiente familiar, ao mesmo tempo em que os envolvidos usufruem dos benefícios econômicos oriundos de práticas sustentáveis. Confira: aqui.

A capa da revista traz, ainda, uma reportagem especial sobre o atual cenário do saneamento básico no Brasil e apresenta os principais problemas enfrentados por metade da população nacional, que não é atendida pelo sistema de esgoto. Além disso, são 35 milhões de brasileiros vivendo sem água tratada, aproximadamente 20% da população total. A matéria relata a dura realidade destas pessoas, desprestigiadas pelo Estado e isoladas da ação de políticas públicas por parte do governo.

Outro tema de destaque na edição diz respeito ao resultado de um importante estudo sobre a participação política das mulheres no país, que ainda registra um desequilíbrio muito grande na quantidade de homens e mulheres que ocupam os cargos públicos, tanto no poder Executivo como no Legislativo. O projeto Cartas e Necessidades Encarceradas, promovido pela Pró-reitoria de Extensão, também é um ponto alto da revista. A iniciativa tem como objetivo compreender e atender às demandas dos presidiários através das cartas que os detentos enviam ao projeto.

O conteúdo completo da Revista PUC Minas está disponível aqui.