21/10/2016 10:15

Curso de Ciências Contábeis da PUC Minas Virtual completa 10 anos

O homem sempre sentiu a necessidade de controlar e administrar bem o seu patrimônio, desde as civilizações mais antigas. Tanto o pastor, que fazia a contagem do rebanho, quanto os praticantes do escambo, que conferiam com precisão a quantidade de mercadorias trocadas, deram os primeiros passos nas atividades contábeis no mundo.

Com o aumento da complexidade das movimentações comerciais e econômicas no âmbito mundial, surgiu a necessidade de desenvolvimento de um tipo específico de conhecimento que desse conta desta demanda, surgindo aí a figura do profissional da Contabilidade. No mundo moderno, este profissional é cada vez mais requisitado em empresas públicas e privadas, tendo como principal função o controle e gestão do patrimônio das organizações, sem perder de vista a mutabilidade da legislação e a rapidez dos avanços tecnológicos.

Atenta a este cenário, a PUC Minas Virtual criou, em 2006, o curso de graduação a distância em Ciências Contábeis, pioneiro na modalidade dentro da Universidade. O curso surgiu em um momento de mudanças intensas na área, com a criação da lei que exigia a formação superior para o profissional da Contabilidade. Após a execução da norma, vários técnicos contábeis procuraram se graduar para que pudessem permanecer no mercado de trabalho.

Além disso, uma mudança de mentalidade também perpassou o processo de criação do curso. Pesquisas de mercado revelaram que profissionais de outras áreas buscavam complementar seus conhecimentos por meio de uma nova graduação em Ciências Contábeis. De acordo com a professora Josmária de Oliveira, coordenadora do curso de graduação a distância em Ciências Contábeis da PUC Minas Virtual, “esta tendência se mantém. Muitos de nossos alunos já são graduados e procuram o Curso para adquirirem novos conhecimentos afins às suas áreas de atuação para, com isso, se tornarem profissionais mais completos e preparados para os desafios do mercado cada vez mais exigente e competitivo. Temos muitos alunos advogados, economistas e administradores, por exemplo”.

Em seus 10 anos de existência, o Curso de Ciências Contábeis manteve-se conectado com as transformações do mercado, atualizando-se constantemente. “O curso teve como principal desafio a necessidade de acompanhar a evolução das tecnologias digitais, que hoje são utilizadas em massa, tanto nos sistemas de auditoria e contabilidade dos órgãos públicos como nas empresas privadas”. A atual estrutura do Curso foi construída levando-se em conta seis eixos de atuação do profissional: Contabilidade geral, Auditoria e perícia contábil, Gestão tributária, Controladoria e gestão, Contabilidade aplicada e Formação geral.

O Curso de Ciências Contábeis da PUC Minas Virtual tem a missão de capacitar bem o estudante para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. “O futuro profissional de Ciências Contábeis deve dominar outros idiomas, ser articulado com as novas tecnologias e conhecer as normas das organizações, mas, principalmente, deve saber lidar com as pessoas. Procuramos formar profissionais com reflexão crítica sobre o comportamento humano, favorecendo o bom ambiente de trabalho, a ética e o consequente progresso na atividade profissional”, finaliza Josmária.