28/03/2017 17:00

Curso de Administração da PUC Minas Virtual tem nota 4 no Enade

O Curso de Administração da PUC Minas Virtual recebeu nota 4 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).  O exame, que acontece de três em três anos, desde 2004, faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério de Educação (Sinaes/MEC), junto à Avaliação Institucional e Avaliação dos Cursos de Graduação.

Sara Pimenta Resende, coordenadora do curso, relatou que existia uma grande expectativa: “nós sempre acreditamos na qualidade do curso, na capacidade técnica dos nossos professores e no cuidado que eles têm com a organização das disciplinas. Sempre confiamos no colegiado e na equipe da PUC Minas Virtual no trabalho de capacitação dos professores. Entretanto, nós ainda não tínhamos o resultado desse trabalho em equipe mensurado. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e o nosso 4 mostra que estamos seguindo o caminho certo”.

O exame é uma forma de avaliar o curso e a instituição por meio de uma prova feita pelos alunos para examinar o desenvolvimento de competências e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. Seu resultado é um indicador de qualidade que serve de referência para o ciclo avaliativo Sinaes/MEC. Além disso, o exame é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e seu registo é indispensável para a emissão do histórico escolar. Todos os alunos ingressantes e concluintes precisam realizar.

A cada ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) juntamente com o MEC, define as áreas (com seus cursos/habilitações) que serão avaliadas pelo Enade, de tal forma que cada curso/habilitação que for convocado irá realizar o exame de três em três anos. A inscrição para a realização do exame é de responsabilidade do coordenador do curso.

Sara acredita que os resultados do curso de Administração só tendem a melhorar, isso porquê “já está em processo de implementação um novo currículo, que segue uma matriz de competências para a elaboração das disciplinas. Isso significa que agora temos um diálogo ainda maior entre disciplinas, competências e mercado. Nosso foco é a formação de um aluno cada vez mais conectado com as mudanças de cenário no mundo. O resultado do Enade é só consequência”.