11/05/2017 16:00

Ciências Contábeis a distância tem nota 4 no Enade

SELOok.png

O Curso de Ciências Contábeis da PUC Minas Virtual recebeu nota 4 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O exame, que acontece de três em três anos, desde 2004, faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério de Educação (Sinaes/MEC), junto à Avaliação Institucional e Avaliação dos Cursos de Graduação.

De acordo com a professora Josmária de Oliveira, coordenadora do curso, "a nota 4 reflete o bom trabalho que vem sendo desenvolvido no curso e atesta a nossa qualidade perante os instrumentos governamentais. Nosso curso permite ao aluno passar por experiências fora da sala de aula, com oportunidades para pesquisa de extensão e também intercâmbio internacional".

O exame é uma forma de avaliar o curso e a instituição por meio de uma prova feita pelos alunos para verificar o desenvolvimento de competências e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. A cada ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) juntamente com o MEC, define as áreas (com seus cursos/habilitações) que serão avaliadas pelo Enade, de tal forma que cada curso/habilitação que for convocado irá realizar o exame de três em três anos.

O resultado do exame é um indicador de qualidade que serve de referência para o ciclo avaliativo Sinaes/MEC. Além disso, o exame é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e seu registo é indispensável para a emissão do histórico escolar. Todos os alunos ingressantes e concluintes precisam realizar.

"Nós buscamos maior investimento em pesquisa e inovação e sempre queremos aumentar a parceria com os empregadores de empresas, tendo mais interface com os profissionais de mercado, através de palestras, podcasts, e entrevistas que sensibilizem nossos alunos para que eles entendam que as habilidades que nós estamos desenvolvendo para a formação das competências do egresso se encaixam dentro perfil desenhado: um profissional qualificado, que garante sua empregabilidade e que gere valor para a sua contratante", finaliza a coordenadora.