Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Atualização

PUC Minas Virtual

Gerenciamento Ágil de Projetos

Gerenciamento ágil de projetos

Área de conhecimento:

Descrição

Início das aulas: 4 de setembro



SOBRE O CURSO

Atualmente, notamos o aumento na demanda e na utilização de práticas ágeis em diversas indústrias e organizações. As empresas buscam o valor na aplicação de práticas ágeis para gerenciar e entregar projetos com maior eficiência e qualidade, com menos retrabalho e custos.

Desde o chamado Manifesto ágil, os métodos ágeis têm crescido em utilização nas empresas desenvolvedoras de software. Mais recentemente, estes métodos tiveram sua aplicação ampliada para todos os tipos de projetos. O próprio Project Management Institute (PMI), mantenedor do guia de boas práticas PMBOK, reconhece as práticas ágeis e criou a certificação PMI-ACP (Agile Certified Practitioner), para profissionais que utilizam práticas ágeis em seus projetos. Assim, métodos de gerenciamento de projetos, antes utilizados somente na indústria de software, precisam ser conhecidos e dominados por todos os profissionais de gerência de projetos.

AO FINAL DO CURSO, O ALUNO SERÁ CAPAZ DE

- Aplicar metodologias ágeis em seus projetos e organizações;

- Se habilitar para certificações relacionadas à área de Gerenciamento ágil de projetos.

A QUEM SE DESTINA

O curso destina-se a gerentes, coordenadores, engenheiros, administradores e outros profissionais envolvidos e interessados no uso de métodos ágeis de gerenciamento de projetos. O curso não se destina somente a profissionais de tecnologia de informação, mas também a todos que atuam com gerenciamento de projetos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

- Introdução aos métodos ágeis, princípios, valores e filosofia;

- Principais métodos ágeis;

- Gerenciamento ágil de projetos com Scrum;

- Trabalhando com histórias de usuário;

- Práticas técnicas de desenvolvimento ágil de software;

- Práticas de gerenciamento ágil de projetos (engajamento das partes interessadas, gerência da equipe, planejamento adaptativo, detecção e resolução de problemas e melhoria contínua);

- Certificações de gerenciamento ágil de projetos (ênfase na PMI-ACP).

DURAÇÃO

O curso tem duração de 32 horas, sendo realizados em 8 semanas.

INVESTIMENTO

R$ 250,00

CERTIFICAÇÃO

Para receber a certificação emitida pela PUC Minas, o aluno deverá realizar as atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem.​​​​​

INÍCIO


CORPO DOCENTE

Marcelo Werneck Barbosa

Atualmente é coordenador do curso de graduação em Sistemas de Informação da PUC Minas, na Unidade Barreiro e nos cursos de pós-graduação em Desenvolvimento de Aplicações Web (virtual), Arquitetura de Software Distribuído (virtual), Governança de Tecnologia da Informação (virtual), Gestão de Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Projetos e Gestão de Infraestrutura da PUC Minas.

Concluiu o mestrado em 2003 em Ciência da Computação pela UFMG e atualmente faz Doutorado em Administração na mesma instituição. Trabalha na PUC Minas desde 2006. Tem vasta experiência em fábricas de software tendo atuado como Analista de Requisitos, Analista de Testes, Engenheiro de Processos e Gerente de Projetos. Atualmente, trabalha como consultor de TI, principalmente nas áreas de melhoria de processo de software e gerenciamento de projetos. Possui certificações importantes na área como a Project Management Professional (PMP),  Agile Certified Practitioner (PMI-ACP), Certified Professional on Requirements Engineering, Certified Tester Foundation Level and Advanced Level, Cobit Foundation Level, ITIL Foundation Level e ainda Implementador MPS.Br. Possui artigos publicados nas áreas de gestão, requisitos, estimativas, processos e testes de software, além de me interessar ainda pela área de ensino de conceitos ligados à informática.

Se quiser saber mais informações sobre o currículo do professor, acesse:

http://lattes.cnpq.br/7916822169975132