Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização

PUC Minas Virtual

Catequese no mundo contemporâneo*

CATEQUESE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Área de conhecimento:

Descrição

Inscrições: de 1 de dezembro de 2016 a 13 de março de 2017
Início das aulas: 27 de março de 2017


O Curso de Especialização em Catequese no mundo Contemporâneo quer refletir sobre a prática catequética atual e oferecer novas perspectivas e linguagens para a educação da fé, sobretudo no mundo digital. Além disso, dará forte acento na necessidade de se melhorar a coordenação e a formação de catequistas numa catequese a serviço da iniciação à vida cristã.

Quer propor uma catequese que reflita de modo novo as grandes questões da vida cristã no mundo de hoje e leva a sério as novas sensibilidades e expectativas dos catequistas e catequizandos, sobretudo na cultura urbana, que exige novo jeito de apresentar a mensagem cristã.


INVESTIMENTO

20 x R$ 200,00 (ou R$ 4.000,00)


OBJETIVOS

- Refletir sobre a prática catequética à luz das orientações da Igreja, em diálogo com a cultura atual, propondo uma catequese atenta às novas sensibilidades e expectativas dos adultos, jovens e crianças;

- Qualificar catequistas e coordenadores de catequese, para que possam colaborar na formação de catequistas e na dinamização do processo de Iniciação à Vida Cristã nas comunidades, paróquias e dioceses;

- Oferecer novas perspectivas e linguagens para a catequese, sobretudo na cultura urbana e digital, dando destaque à “via da beleza”;

- Proporcionar o cultivo da Espiritualidade, da cultura do Encontro e do Diálogo, através de acompanhamento pessoal e de uma metodologia participativa e orante, que leve a uma experiência de fé madura;

- Incentivar a pesquisa e a reflexão, contemplando os temas mais importantes para a catequese no momento atual.


A QUEM SE DESTINA

O Curso de destina a Catequistas e Coordenadores de Catequese (leigos, religiosos, padres, seminaristas) que já possuem experiência no ministério catequético. Sendo que o curso irá emitir o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu para os estudantes COM CURSO SUPERIOR reconhecido pelo MEC, que cursarem as 12 disciplinas e forem aprovados no trabalho de conclusão de curso.


CONTEÚDO DO CURSO

1 - Fé e Amadurecimento Humano

2 - Itinerários Bíblicos da Fé

3 - A Catequese no Mundo Contemporâneo

4 - Catequese Narrativa e Imagética de Jesus

5 - Catequese e Liturgia

6 - Catequese e Iniciação Cristã

7 - Catequese na Igreja Particular

8 - Catequese e Itinerário Espiritual

9 - Catequese com Jovens e Adultos

10 - Catequese na Era Virtual

11 - Formação de Catequistas

12 - Catequese e Pluralismo Cultural e Religioso

Confira as ementas aqui.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. O aluno deverá desenvolver um trabalho interdisciplinar que atenda aos requisitos especificados pela coordenação. O TCC será apresentado perante banca examinadora no polo ao qual o aluno estiver vinculado. As datas serão agendadas e divulgadas com antecedência pela equipe da PUC Minas Virtual. 

CALENDÁRIO DE PROVAS*

Disciplina​Data

​1, 2

​01/07/2017

​3, 4

​26/08/2017

​1, 2, 5, 6

​21/10/2017

​3, 4, 7, 8

​16/12/2017

​1, 2, 5, 6

​24/02/2018

​3, 4, 7, 8, 9, 10

​28/04/2018

​5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

​30/06/2018

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

​25/08/2018

* Poderão ser marcadas até 3 provas por encontro presencial. 



REQUISITOS ACADÊMICOS

- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.


INSCRIÇÃO/MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, imprima o boleto, efetue o pagamento e envie a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matriculapos@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, o candidato deverá escrever o nome completo e o curso para o qual pretende se inscrever).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

Envio dos documentos: até 27 de março de 2017


ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada somente após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento do boleto com a primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail. Até o dia 17 de março, o candidato receberá a confirmação do curso. As aulas terão início no dia 27 de março de 2017. 

4. Os cursos não confirmados para 2017 serão cancelados. O candidato que já tiver quitado o valor da matrícula deverá aguardar o recebimento do requerimento de devolução do valor pago para preenchimento dos dados bancários.


CORPO DOCENTE


- Aline Amaro da Silva (Mestre)

- Carlos Frederico Barboza de Souza (Doutor)

- Cleto Caliman Marlene Maria Silva (Doutor)

- Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães (Mestre)

- Jacil Rodrigues de Brito (Mestre)

- Lucimara Trevizan (Especialista)

- Rodrigo Ladeira Carvalho (Mestre)

- Vanildo de Paula (Mestre)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

 Informações Gerais

  • Duração

    Os cursos possuem carga horária total de 360 horas e duração médi​a de 18 meses.​


    Investimento

    20 x R$ 200,00

    ​​ou R$ 4.000,00

    (Valor atual referente ao 1º período regular do curso em 2017).​​


    Metodologia

    O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas, dentro dos prazos previamente estabelecidos. 

    ​O aluno realizará uma prova presencia​l, contendo 20 questões, para cada disciplina, no valor de 100 pontos. As avaliações acontecem sempre aos sábados e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. As provas acontecem no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula. O aluno deverá realizar o agendamento de duas provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, sendo possível a marcação de, no máximo, três provas por data. ​​​​

    Confira as cidades​​ onde a PUC Minas possui​ polo de apoio presencial aqui.​

    Benefícios

    - Estude onde e quando quiser. 

    - Tenha atendimento personalizado. 

    - Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

    - Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. Não há menção à modalidade do curso no documento.

    Veja o modelo do certificado aqui​.

    ​​

    Requisitos tecnológicos

    O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

    - Processador Intel® Pentium™ 4 – 1,8 GHz ou equivalente (recomenda-se Intel® Core™ 2 Duo – 2,40 GHz ou equivalente), 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB); 

    - Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

    - Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

    - Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10, macOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux; 

    - Google Chrome (versão mais recente), Mozilla Firefox (versão mais recente) ou Apple Safari (versão mais recente); 

    - Adobe Flash Player (versão mais recente); 

    - Adobe Reader (versão mais recente); 

    - Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps; 

    - Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.


    ​​​​​​​​​​​​​​​​

    ​​