Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Atualização

PUC Minas Virtual

Aplicações híbridas

Aplicações híbridas

Área de conhecimento:

Descrição

Início das aulas: 4 de setembro


SOBRE O CURSO

Os smartphones conquistaram as pessoas. Somos mais de 2 bilhões de usuários desses aparelhos no mundo inteiro. Nós os carregamos para qualquer lugar e, praticamente, nos sentimos incompletos sem eles. Eles cuidam de boa parte da nossa vida – da nossa agenda, das nossas conversas, do nosso trabalho e também do nosso lazer. De uma forma geral, cada tarefa é realizada por um aplicativo diferente.

Isso quer dizer que, na medida em que as pessoas tenham novas necessidades, haverá espaço para que os desenvolvedores de softwares criem novos aplicativos. Mas também há espaço para que aplicações desktop ou aplicações web atuais tenham uma versão mobile, facilitando a vida de seus usuários. Na verdade, pouquíssimos serão os softwares que não possuirão uma versão mobile.

Para se fazer um aplicativo, porém, é preciso conhecer muitas tecnologias. Os aplicativos do iOS, por exemplo, devem ser desenvolvidos com Objective-C ou Swift; os aplicativos do Android devem ser desenvolvidos com Java; os aplicativos do Windows com C#. São muitas tecnologias para se conhecer, com muitas bibliotecas, ambientes de desenvolvimento e características específicas de cada plataforma. É difícil encontrar um desenvolvedor que se especialize em tantas coisas diferentes.

Pensando nisso, empresas atentas à oportunidade criaram tecnologias que permitem a construção de aplicativos nativos por meio de tecnologias web, isto é, usando HTML, CSS e JavaScript. Assim, qualquer desenvolvedor web pode usar apenas o seu conhecimento dessas tecnologias para produzir uma aplicação mobile. Aplicativos construídos assim são chamados de aplicações híbridas.

Ao participar deste curso, você aprenderá a construir aplicações híbridas usando um dos principais frameworks do mercado – o Ionic. Esse framework permite criar aplicações que adotam o design específico de cada plataforma e que podem usar qualquer recurso nativo dos aparelhos, como a câmera, o GPS, a lista de contatos, a agenda e muito mais.

Ao final do curso, você já será capaz de ter sua aplicação híbrida rodando no seu smartphone e estará pronto para entrar no mercado mobile.


AO FINAL DO CURSO, O ALUNO SERÁ CAPAZ DE

- Compreender o que é uma aplicação híbrida;

- Entender como é a arquitetura de uma aplicação híbrida e quais são as tecnologias necessárias para a sua construção;

- Construir uma aplicação híbrida baseada no framework Ionic e de exportá-la para o seu smartphone.


A QUEM SE DESTINA

Desenvolvedores de aplicações web, que já tenham experiência com HTML, CSS e JavaScript.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

Unidade 1 – Conceitos e tecnologias de aplicações híbridas

Definição de aplicação híbrida. Funcionamento de uma aplicação híbrida. Tecnologias usadas na construção de aplicações híbridas com o Ionic. Preparação do ambiente de desenvolvimento. Criação de uma simples aplicação híbrida para teste do ambiente.

 

Unidade 2 – Desenvolvimento de uma aplicação híbrida

Modelagem e implementação de uma aplicação híbrida. Componentes de interface da aplicação híbrida.

 

Unidade 3 – O lado do servidor

Acesso a dados em um servidor. Construção de uma API RESTful. Armazenamento local de dados.

 

Unidade 4 – Recursos nativos

Uso de recursos nativos dos smartphones, como badges, agenda e câmera. Execução da aplicação em simuladores e em dispositivos.


DURAÇÃO

O curso tem duração de 24 horas, sendo realizados em 4 semanas.

INVESTIMENTO

R$ 250,00

CERTIFICAÇÃO

Para receber a certificação emitida pela PUC Minas, o aluno deverá realizar as atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem.​​​​​

INÍCIO

4 de setembro de 2017

CORPO DOCENTE

Marcos André Silveira Kutova