Ciências Contábeis EAD

O Curso

O Curso de Graduação a Distância em Ciências Contábeis viabiliza a formação do profissional contábil para que este exerça com ética os aspectos técnicos, legais, financeiros, gerenciais e sociais, em âmbito nacional e internacional, e nos diferentes modelos de organização; tendo bom desempenho no emprego da contabilidade geral, da contabilidade tributária, da controladoria e gestão, da contabilidade aplicada a empresas de natureza específica, e a subcampos que emergem na temática contábil mundial; por meio da quantificação de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a utilização da tecnologia da informação. Assim, o curso é dirigido a pessoas que desejam aprender e aplicar, crítica e eticamente, a linguagem universal dos negócios, a lógica contábil. 


PROVAS:

- Os alunos matriculados nos cursos de graduação a distância da PUC Minas Virtual realizarão provas presenciais aos domingos, nos turnos manhã e tarde.

- Alunos matriculados nos cursos presenciais, que cursam disciplinas da grade curricular dos cursos a distância, farão provas aos domingos.

O que você irá estudar

O mercado de trabalho do bacharel em Ciências Contábeis é amplo e legitimado nas organizações. A empregabilidade profissional atesta adequada remuneração e oportunidade de desenvolver carreira profissional estável. Você poderá atuar em pequenas, médias e grandes organizações (no Brasil ou no exterior), auxiliando a alta administração a gerir o patrimônio empresarial. Durante o curso, a atuação profissional poderá ocorrer em empresas nos setores fiscais, de contabilidade, de pessoal, e de controladoria, sempre no suporte à tomada de decisões. O bacharel em Ciências Contábeis pode atuar como contador, auditor, perito contábil e gestor financeiro. Outro campo de atuação é o setor público; como contador em prefeituras, auditor em instâncias municipais, estaduais e federais.

Áreas de atuação

Você poderá atuar em pequenas, médias e grandes organizações (no Brasil ou no exterior), auxiliando a alta administração a gerir o patrimônio empresarial. Durante o curso, a atuação profissional já ocorre em empresas nos setores fiscais, de contabilidade, de pessoal, e de controladoria, sempre no suporte a tomada de decisões. O bacharel em Ciências Contábeis pode atuar como contador, auditor, perito contábil e gestor financeiro. Outro campo de atuação é o setor público; como contador em prefeituras, auditor em instâncias municipais, estaduais e federais.

Estágio

O componente curricular "Estágio", no 5º Período do Curso, ministrado nos mesmos moldes dos demais componentes e destina-se à proposição de um projeto aplicativo. Os componentes curriculares "Projeto Aplicativo" e “Trabalho de Conclusão de Curso”, no 6º e 7º períodos, respectivamente, referem-se ao desenvolvimento do Projeto Aplicativo, compreendendo o referencial teórico, aplicação e concretização do estudo de caso com respectivas análises, proposições, conclusão e elaboração dos relatórios.

​PERFIL DO EG​​RESSO

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis (Resolução CNE/CES 10, de 16 de Dezembro de 2004), o Curso deve propiciar condições para formar um Contador com o seguinte perfil:

  • Ter uma visão global quanto às questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e suas influências nas alterações patrimoniais, nos diferentes modelos organizacionais;
  • Ter uma visão dinâmica da empresa, pela interpretação dos registros das mutações patrimoniais;
  • Possuir pleno domínio das responsabilidades funcionais envolve​ndo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;
  • Servir de apoio à administração superior (pelo conhecimento de técnicas estatísticas e de economia de mercado e pela visão financeira e de produção) aos processos decisórios e de controladoria, revelando capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação;
  • Colaborar por meio da sugestão de metas e estratégias, para que a empresa alcance os seus objetivos (que poderão incluir a maximização do lucro) e sua maior participação social na coletividade.
ATIVIDADES COMPLEM​​ENTARES: 100 horas 

ESTRUTURA DO CURSO:​ Confira aqui a estrutura do curso.​​​

Turnos * Períodos
Virtual8
* O curso tem uma carga horária total de 3.120 horas e duração média de 4 anos, divididos em 8 semestres de 19 semanas cada.

Colegiado

  • Josmária Lima Ribeiro de Oliveira (Coordenador)
  • Amilson Carlos Zanetti
  • Ana Tereza Lanna Figueiredo
  • Silvana Maria Figueiredo Santos

Corpo Docente