​Lívia Couto, professora convidada do PDP em Laboratório de Formação Executiva


Lívia Couto é Coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching e Psicóloga Mestre em Processos Psicossociais e Socioeducativos pela Universidade Federal de São João del-Rei. É sócia proprietária da Move Coaching e Terapia. Atuou como Gerente de Recursos Humanos. Dedica-se também a trabalhos em projetos sociais pelo Brasil no Premio Santander Universidade Solidária. NO PDP em Laboratório de Formação Executiva, ela ministra, como professora convidada, a disciplina Visão Estratégica. 

1) O que é visão estratégica?

Visão estratégica diz respeito à capacidade de projetar temporalmente o que desejamos e organizar uma rota de ação que permita o alcance dos resultados. Visão é saber identificar o que se quer e estratégia é planejar e tomar decisões para atingir os objetivos propostos.

2) Como o desenvolvimento da visão estratégica pode auxiliar a obter melhores resultados?

O desenvolvimento da visão estratégica potencializa a transformação de sonhos em realidade por meio do estabelecimento de objetivos e planejamento. Esse processo leva em consideração a análise de cenários, oportunidades e ameaças e a compreensão dos fenômenos de forma sistêmica, crítica e responsável, agindo de maneira mais eficaz para obtenção de resultados.

3) Por que as empresas buscam profissionais que tenham visão estratégica?

Um profissional com visão estratégica compreende o seu papel na estrutura da organização e as relações desta com o ambiente externo. Percebe as oportunidades, traça objetivos e responsabiliza-se por suas ações. É flexível às mudanças e gerencia riscos para obter melhores resultados. Assim, a visão estratégica é cada vez mais apontada como atributo essencial para profissionais de sucesso.

Saiba mais: PDP em Laboratório de Formação Executiva​.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte