​Conheça a Engenharia da Qualidade e sua importância


O coordenador do M.Eng. em Engenharia de Qualidade, professor Evandro G. Lorentz, é engenheiro eletricista, matemático e mestre em Engenharia na área de redes neurais. Por mais de 30 anos, trabalhou na Usiminas, passando pelas áreas de automação, qualidade, tecnologia, propriedade intelectual, engenharia e assessoria. Atualmente, é vice-presidente da ABQ - Associação Brasileira de Qualidade e representante no Brasil da ASQ - American Society for Quality (ASQ Brazil Country Counselor).

Por gostar de dar aulas desde a época da faculdade, Evandro conciliou sua atuação profissional ao universo acadêmico. Para ele, "o contato com pessoas mais jovens, seu jeito novo de entender o mundo, seus questionamentos, me fazem refletir, rever conceitos, me questionar como pessoa. E a mente não envelhece quando é assim exercitada".

Na entrevista abaixo, o professor fala sobre o curso ofertado pela PUC Master, seus diferenciais e antecipa um evento inédito da ABQ, confira:

O que é a engenharia da qualidade e qual sua importância nas empresas?

Ninguém quer um produto ou um serviço sem qualidade. Por exemplo, ao adquirir um automóvel simples, você sabe que ele não terá muitas características dos automóveis de luxo, mas exigirá que, mesmo sendo simples, tudo nele, seus componentes e propriedades, devem ser de qualidade. Para se fabricar produtos e realizar serviços com qualidade é preciso aplicar as técnicas da Engenharia da Qualidade, cujo domínio é fator que diferencia organizações e profissionais.

Qual a atuação do engenheiro de qualidade?

Ele deve dominar e atuar nos seis campos ou vetores que compõem a engenharia da qualidade, todos desenvolvidos em nosso curso. São eles: gestão e liderança, sistema da qualidade, projeto de produto e processo, controle de produto e processo, técnicas de melhoria e métodos quantitativos.

É importante deixar claro que a engenharia da qualidade não é executada apenas por engenheiros. Para não falar de administradores, estatísticos, matemáticos, conheço médicos, militares, pedagogos e uma infinidade de outros profissionais que trabalham com engenharia da qualidade. Por isso, é melhor dizer que todos são profissionais da engenharia da qualidade e não engenheiros da qualidade.

Conte-nos um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela ABQ:

A ABQ é uma organização não governamental e sem fins lucrativos fundada em 2010. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em engenharia da qualidade, em gestão da qualidade e da inovação e em excelência da gestão para benefício das organizações e da sociedade brasileira. Em outras palavras, contribuir para a melhoria da qualidade de vida do ser humano, atuando também em colaboração com organizações públicas e privadas do Brasil e do exterior, sem cores partidárias.

A ABQ utiliza a liderança, a seriedade e a capacidade profissional de seus membros individual e coletivamente. Após um período de organização e crescimento interno (somos hoje 31 acadêmicos), a ABQ passará a emitir formalmente sua opinião sobre assuntos de interesse da sociedade, opiniões que serão referendadas por seus membros.

O que o M.Eng. em Engenharia de Qualidade da PUC Master oferece para os profissionais da área? Quais os diferenciais do curso?

Como bem sabemos, hoje os negócios são globais e o profissional atualizado deve ter sua competência reconhecida internacionalmente. Na área da qualidade e excelência na gestão, a American Society for Quality, ASQ, é a maior e mais reconhecida instituição do mundo e o exame Certified Quality Engineer, CQE, é sua mais conhecida certificação. Ter a certificação ASQ/CQE representa um impulso na carreira do profissional. Para as organizações, a presença de CQEs em seus quadros comprova para o mercado a opção pela qualidade, além de possibilitar a disseminação interna de conhecimentos que aumentam sua competitividade.

O corpo de conhecimentos que é exigido no exame ASQ/CQE é consolidado após consultas e discussões com profissionais de dezenas de países. Nosso curso apresenta/aprofunda/amplia/aplica este corpo de conhecimentos da engenharia da qualidade que, como comentamos anteriormente, divide-se em seis campos. Adicionalmente, o aluno, ao final do curso, estará preparado para prestar o citado exame que hoje é realizado em português.

O que resume a atuação de um bom profissional da área?

Não é apenas para os profissionais em engenharia da qualidade, mas para todos os profissionais. Hoje, com a volatilidade dos negócios, o profissional desatualiza-se muito rapidamente. É importante que ele se mantenha atualizado, seja desenvolvendo suas próprias habilidades, seja participando de cursos como o nosso. Se cada um de nós deseja o melhor para si, devemos entender que as empresas também desejam os melhores profissionais. Assim, não podemos parar nunca. The best never rest.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte