História

​O Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas foi criado em 20 de abril de 1995, em decorrência da concepção de que a educação não pode se limitar a uma formação básica e pontual, mas que se estende por toda a vida, uma das premissas da PUC Minas. Sua proposta é oferecer cursos diversificados, em consonância com o mercado de trabalho. Em 1996, devido ao expressivo crescimento apresentado em seu primeiro ano de existência, o IEC passa a funcionar em sede própria, na Praça da Liberdade, região central de Belo Horizonte.

Em 2000, se consolida como referência em programas de pós-graduação lato sensu em Minas Gerais e passa a desenvolver também cursos sequenciais e de curta duração, que complementam o conceito de educação continuada. No ano seguinte, também começa o processo de descentralização das atividades de educação continuada. Visando a atender um número maior de pessoas, o IEC passa a oferecer cursos em diversas unidades da PUC Minas: Arcos, Betim, Contagem, Coração Eucarístico, São Gabriel e Sete Lagoas.

A partir de 2003, começa a oferecer programas de cursos in company em parceria com empresas e órgãos públicos. Estas ofertas são desenvolvidas especialmente para as organizações, de acordo com a necessidade de formação de seus funcionários.

Em 2008, dentro de uma proposta institucional inovadora, foi criada a Diretoria de Educação Continuada, agregando os cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pelo IEC e pelo Prepes.

A partir de 2009, a Educação Continuada da PUC Minas passa a atuar também em cidades do interior de Minas Gerais, onde a Universidade não tem unidade própria. Sua presença se dá por meio de parcerias ou sedes criadas para a oferta de pós-graduação. Atualmente, cursos do IEC são ofertados em Divinópolis, Juiz de Fora, Ipatinga e Uberlândia, além das unidades acima citadas.

A principal característica da Educação Continuada da PUC Minas é a constante preocupação com a oferta de cursos que exploram as fronteiras do conhecimento, sempre dialogando com as demandas da sociedade e do mercado nas diversas áreas do saber. Além disso, a multiplicidade de formatos e as diversas unidades objetivam atender um grande número de alunos que buscam uma educação continuada com a qualidade PUC Minas.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte