Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização e Master

Praça da Liberdade

Marketing Estratégico

Marketing Estratégico

 
Não    

Confira aqui a documentação. 

Descrição

Em um mercado hipercompetitivo, globalizado e com consumidores cada vez mais exigentes, torna-se fundamental o desenvolvimento de uma proposta de valor única e a construção de relacionamentos com públicos estratégicos. Nesse sentido, o uso eficaz de ferramentas de Marketing, a construção de marcas fortes e o uso de diferentes interfaces midiáticas são fatores críticos de sucesso. Reinventar-se, encontrando soluções fora do comum para atuais e novos desafios impostos pelo mercado, passa a ser condição de sobrevivência e crescimento. Diante disso, as empresas buscam pessoas capazes de auxiliá-las rumo ao êxito, conquistando mercados, formando relacionamentos e obtendo retornos acima da média. O curso busca formar esses profissionais e ajudá-los a desenvolver as competências necessárias para atuar nesse cenário.

Área de conhecimento no CNPq: Ciências Sociais Aplicadas

Importante:
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Cada caso deverá ser analisado individualmente pela Secretaria Acadêmica.

Objetivos:
  • Formar profissionais capazes de compreender o mercado e considerá-lo na criação e acompanhamento de políticas e estratégias de marketing e comunicação;
  • Especializar profissionais para que tenham visão estratégica para analisar, desenvolver, gerenciar e implantar projetos de marketing e comunicação em diferentes ambientes de negócios e plataformas de comunicação;
  • Preparar os participantes para conceber estratégias de comunicação e planejar ações adequadas às diferentes demandas do mercado; coordenar equipes profissionais e atuar como identificadores de tendências e de oportunidades de inovação nas áreas de marketing e comunicação e.
  • Disponibilizar ferramentas para a análise do contexto competitivo das organizações, identificando necessidades e/ou problemas que demandem soluções inovadoras de comunicação e marketing.
Público-alvo: 
  • Profissionais com formação superior em áreas afins, como, por exemplo, Publicidade, Relações Públicas, Design, Vendas, Administração, dentre outras.
  • Profissionais de nível superior de outros campos do conhecimento que se interessem por marketing; possuam empresas ou trabalhem como gestores de áreas afins, como, por exemplo, nos setores de comunicação, vendas, relacionamento com clientes, gerencia de produtos e marcas, planejamento, dentre outras, de empresas de diferentes portes e âmbitos de atuação.

Programa:
MODULO I – FORMACAO GERENCIAL
Globalização e Organizações 
Estratégia Empresarial e Competitividade 
Desenvolvimento de Competências Gerenciais 
Gestão de Projetos 
Ética, Cidadania e Responsabilidade Social (Ead)*

MODULO II – MODELAGEM DE NEGÓCIOS E CRIAÇÃO DE VALOR ÚNICO
Segmentação de Mercado e Comportamento do Consumidor
Construção e Validação de Propostas de Valor Inovadoras
Mercados, Concorrência e Inteligência Competitiva
Modelagem de Negócios: Business Model Generation
Pesquisa de Mercado e Estudos de Viabilidade Mercadológica
Metodologia de Elaboração de Planejamento Estratégico de Marketing

MODULO III – GESTÃO ESTRATÉGICA
Gestão Estratégica de Produtos e Serviços
Estratégica e Gestão de Canais de Marketing: Da Loja Física ao Varejo OmniChannel
Varejo Digital: e-commerce, m-business e in-store experience
Planejamento e Gestão Estratégica de Vendas
Preço e Percepção de Valor

MODULO IV – RELACIONAMENTO COM O MERCADO
Criação e Gestão de Marca
Gestão do Relacionamento com Clientes
Marketing Digital: Ferramentas e Métricas
Redes Sociais e Engajamento

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES OBRIGATÓRIAS**:
Encontros Empresariais
Projeto Aplicativo
Encontros com a Coordenação
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso

*EAD: disciplina ministrada na modalidade a distância
* Requisitos tecnológicos para cursar uma disciplina a distância 

** A carga horária destas atividades não integraliza a carga horária total do curso.

432 horas/aula

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte