Encontre seu curso

Situação

Tipo de curso

Localização

Área de conhecimento

Curso

Especialização e Master

Praça da Liberdade

MBA em Gestão de Empreendimentos Culturais

MBA em Gestão de Empreendimentos Culturais

 
Não    

Confira aqui a documentação.

Descrição

Desenvolver capacidades críticas, interpretativas e criativas para a resolução de problemas frente aos principais desafios do campo da cultura na atualidade, tanto os de proximidade no âmbito local, quanto aqueles relacionados a uma sociedade global cada vez mais digital, conectada e interdependente, é uma das prerrogativas do MBA em Gestão de Empreendimentos Culturais. 
A partir de um panorama de tendências inspiradoras no Brasil e no mundo, que relacionam cultura, sustentabilidade e desenvolvimento, o curso oferece um conjunto avançado de conhecimentos, ferramentas e metodologias compatíveis com nosso tempo, habilitando empreendedores e executivos à criação e ao gerenciamento de experiências relevantes em empreendimentos dedicados às artes, à cultura, ao conhecimento e ao lazer. 

Área de conhecimento no CNPq: Ciências Sociais Aplicadas

Importante:
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Cada caso deverá ser analisado individualmente pela Secretaria Acadêmica.

Titulação:
O Título concedido ao concluinte deste curso é o Especialista em MBA em Gestão de Empreendimentos Culturais.

Objetivos:
  • Oferecer uma abordagem contemporânea, pratica e inspiradora, empreendedora e criativa para a gestão de empreendimentos culturais;
  • Profissionalizar gestores, empreendedores, produtores e demais agentes atuantes no setor cultural;
  • Formar e profissionalizar novas gerações de lideres culturais; 
  • Preparar profissionais dos diferentes segmentos da cultura para atuarem como lideranças culturais nas esferas pública e privada; 
  • Proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, política, economia, direito, design, comunicação, marketing e cultura.

Público-alvo: 
Profissionais com formação superior que atuem como empreendedores, produtores, gestores, consultores, executivos, gerentes departamentais ou que aspirem atuar nos setores cultural e criativo

Programa:
  • Ética, Politica e Desenvolvimento Humano 
  • Panorama Internacional de Políticas Publicas para a Cultura
  • Cultura Digital, Inovação e Prospecções para o Futuro
  • Cultura, Cidades e Soft Power
  • Sociologia e Cultura Brasileira
  • Realidades Culturais e Diagnostico Rápido Participativo
  • Empreendedorismo, Liderança Cultural e Colaboração
  • Gestão Estratégica de Organizações e Equipamentos Culturais
  • Gestão de Patrimônio Artístico e Histórico 
  • Gestão de Pessoas e Novas Configurações do Trabalho 
  • Gestão Financeira Aplicada à Cultura
  • Propriedade Intelectual, Legislação e Direito Cultural 
  • Modelagem de Negócios Culturais
  • Design Thinking: metodologia e aplicações
  • Projetos: do planejamento à avaliação 
  • Financiamento, Captação e Gestão de Recursos 
  • Produção Executiva
  • Propósito, Criação de Valor e Formação de Público
  • Transmedia Storytelling e Redes Sociais 
  • Comunicação Estratégica 
432 horas/aula

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte