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Curso

Especialização e Master

Praça da Liberdade

MBA em Comunicação e Marketing

MBA em Comunicação e Marketing

 
Não    

Confira aqui a documentação. 

Descrição

O MBA em Comunicação e Marketing foi idealizado a partir da constatação de que o mercado atual, marcado pela globalização, mobilidade, conectividade, convergência tecnológica, escassez e esgotamento de recursos renováveis, está demandando, cada vez mais, profissionais capazes de integrar os saberes da Comunicação e do Marketing, seja para atuar em corporações de grande e médio porte, seja para gerenciar empresas fornecedoras de projetos e serviços criativos. 
Criar e revisar modelos de negócios; formular, transformar e implementar, com êxito, produtos e projetos inovadores; gerir interações com clientes que vêm se tornando cada vez mais críticos, volúveis e interconectados, são apenas alguns dos desafios que se colocam para estes profissionais. Cabe a eles, também, saber aproveitar as oportunidades desse ambiente de ampla midiatização para criar canais de Mídia Própria para as marcas, fazendo circular conteúdos que carreguem os valores das marca. Para tanto, deverão ser capazes de aliar estudos e práticas sobre identidade de marca; conteúdo editorial corporativo (branded content) e alinhamento de voz de marca (brand voice) em diferentes espaços de distribuição de conteúdo de marca, em especial no ambiente online (mídias sociais, blogs, portais, sites, app e mobile). Formar estes profissionais, com visão estratégica e competências transdisciplinares, é a tarefa que nos propusemos a realizar.

Área de conhecimento no CNPq: Ciências Sociais Aplicadas

Titulação:
O Título concedido ao concluinte deste curso é o de Especialista em Comunicação e Marketing.

Importante:
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Cada caso deverá ser analisado individualmente pela Secretaria Acadêmica.

Objetivos:
  • Formar profissionais capazes de compreender o mercado e considerá-lo na criação e acompanhamento de políticas de comunicação, marketing, captação e fidelização de clientes voltadas para resultados empresariais;
  • Desenvolver visão estratégica objetivando orientar a empresa para o mercado, tendo como marca a inovação e a capacidade de mobilização dos stakeholders estratégicos no sentido de alcançá-la; 
  • Promover o pensamento sistêmico; a compreensão das empresas estruturadas em rede e as implicações da convergência tecnológica, inclusive em termos da necessidade de revisão dos modelos de negócios vigentes até o momento e da emergências de novas linguagens e formas de interação, principalmente em ambientes digitais;
  • Formar líderes transformadores, capazes de elevar a competitividade das organizações, hoje inseridas em um mercado cada vez mais globalizado e com consumidores e sociedade cada vez mais críticos e exigentes. 
  • Capacitar profissionais no sentido de promover o alinhamento das diferentes linguagens usadas pelas marcas, nos ambientes digitais e tradicionais, reduzindo o impacto da "fragmentação" na fala, resultante da presença em cada vez mais espaços midiáticos (pagos, próprios e conquistados);
  • Desenvolver profissionais que conjuguem estratégias de atratividade e visibilidade a elementos da prática editorial, desenvolvendo competências específicas para a compreensão dos atributos relevância e coerência, no âmbito da construção do discurso das marcas. 
  • Formar profissionais capazes de agir de forma dinâmica e responsiva, dentro de um paradigma dialógico, reconstruindo a imagem da marca a partir das várias interações com as pessoas nos ambientes midiáticos próprios e também nos que não são controlados pelas marcas (capacidades de monitoramento, reflexão e ação de resposta)
  • Desenvolver habilidades e atitudes que estimulem a adoção de uma postura ativa na busca de soluções efetivas e inovadoras para os desafios que ora se apresentam às organizações.
Público-alvo:

Profissionais com formação superior em qualquer área de conhecimento. Proprietários de empresas, executivos, consultores, gerentes departamentais, gerentes de contas e profissionais que atuem em áreas afins, como, por exemplo, nos setores de planejamento, marketing, comunicação, gestão de marca e vendas, principalmente de empresas de mídia, agências de publicidade, escritórios de design, empresas de comunicação e marketing digital, produtoras de audiovisual, consultorias de branding, assessorias de imprensa e relações públicas, produtoras de eventos, assim como empresas de médio e grande porte, que possuem ou desejam implantar departamentos de comunicação e marketing.

Programa:
MODULO I – FORMACAO GERENCIAL
Globalização, Tecnologia e Organizações 
Estratégia Corporativa e Competitiva 
Formação, Desenvolvimento e Liderança de Equipes de Alto Desempenho
Gestão de Projetos

MODULO II – MODELAGEM DE NEGÓCIOS E CRIAÇÃO DE VALOR ÚNICO
Cultura de Consumo e Estilos de Vida
Design Thinking: metodologia e aplicações
Construção e Validação de Propostas de Valor Inovadoras
Mercado, Concorrência e Inteligência Competitiva
Modelagem de Negócios: Business Model Generation
Pesquisa de Mercado e Estudos de Viabilidade Mercadológica
Metodologia de Elaboração de Projeto Empresarial 

MÓDULO III – GESTÃO ESTRATÉGICA 
Gestão do Portfólio de Produtos e Marcas
Estratégica e Gestão de Canais de Marketing: Da Loja Física ao Varejo OmniChannel
Varejo Digital: e-commerce, m-business e in-store experience
Trade Marketing e Shopper Experience
Estratégia e Gestão do Relacionamento com Clientes
Gestão de Marca e Reputação Corporativa 

MÓDULO IV – INTERFACES & INTERAÇÕES
Redes Sociais e Inbound Marketing
Mobilidade e Produção de Sentido
Transmedia, Storytelling e Brand Voice
Narrativas Audiovisuais em Ambientes Digitais
Design e Brand Identity
Game Marketing

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES OBRIGATÓRIAS*:
Encontros Empresariais
Projeto Aplicativo
Encontros com a Coordenação
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso

* A carga horária destas atividades não integraliza a carga horária total do curso.

472 horas/aula

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte