A ​Pastoral

 

>> Confira a íntegra dos pronunciamentos do Grão-chanceler, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, no evento de instalação da Pastoral na Universidade, no campus Coração Eucarístico.

O que é Pastoral?

A Pastoral Universitária PUC Minas integra o ANIMA – Sistema Avançado de Formação, que é um organismo do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa – IFTDJ. Além da Pastoral Universitária PUC Minas, o ANIMA abriga outros seis núcleos: o Centro de Formação de Agentes de Pastoral – CEFAP, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos – NESP, o Centro de Geoprocessamento de Informações e Pesquisa Pastorais e Religiosas – CEGIPAR, o Observatório da Evangelização e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura – NEPAC.

A Pastoral Universitária PUC Minas colabora na realização da missão institucional da Universidade “que se propõe garantir uma presença cristã no mundo universitário, exercendo suas atividades- -fim na fidelidade aos princípios da doutrina cristã e da Igreja Católica” (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, 2011, art. 2.º). Inspirada por este ideal, a Pastoral realiza diversas atividades voltadas para a evangelização no meio universitário. Neste sentido, configura-se como “parte integrante e indispensável da vida e estrutura da instituição” (CNBB 64, art. 39).

A Pastoral PUC Minas é um serviço a toda comunidade acadêmica, “para edificação da comunidade” (1Cor 14,22). A este respeito a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida, reconheceu as instituições de educação católica como comunidades eclesiais e, sendo assim, constatou a necessidade de uma Pastoral no meio universitário.


Objetivos

Concretizar, no seio da Universidade, espaços criativos de evangelização;

Favorecer, em linguagem adequada ao meio universitário, o acesso ao conhecimento da fé cristã e propiciar meios que promovam a experiência cristã;

Promover o diálogo do Evangelho de Jesus Cristo com as pessoas, grupos, ciências, culturas, credos e outros saberes, instituídos ou não, mas presentes legitimamente na Universidade;

Reconhecer e apoiar toda e qualquer atividade que concorra para a promoção da dignidade humana, da cidadania e da ética, criando espaços de trabalho conjunto e mútua colaboração com diferentes iniciativas;

Estimular os protagonistas da comunidade universitária para participarem ativamente na construção de um mundo mais solidário, mais pacífico e mais ético;

Celebrar a Palavra de Deus e a Eucaristia e possibilitar aos membros da comunidade acadêmica a experiência da vivência da fé cristã;

Capacitar os universitários cristãos, não só para serem competentes na sua vida profissional, mas também para serem agentes ativos na vida da sociedade civil e na comunidade política

Articular a Pastoral Universitária PUC Minas com o Plano de Ação Pastoral Arquidiocesano de Belo Horizonte e os de outras dioceses

nas quais a PUC Minas está inserida, procurando relacionar-se e criar parcerias com as outras instituições de ensino nestas localidades;

Integrar os demais organismos do ANIMA em projetos pastorais, sociais e de formação humana.


Linhas de ação

Diálogo – Sendo muitos, nós somos um só corpo em Cristo (Rm 12,5)

Para atingir seus objetivos e efetivar-se, a Pastoral deve organizar- se segundo níveis de profundidade, de compromisso e de explicitação da mensagem cristã, e estar atenta à diversidade de públicos que compõem a comunidade universitária: alunos, professores e funcionários.

A Pastoral Universitária PUC Minas oferecerá espaço para que cada um, de acordo com sua realidade e necessidades específicas, encontre o sentido de sua vida. O diálogo se realiza no contexto do pluralismo religioso e cultural da sociedade contemporânea. Esta característica recebe uma atenção toda especial dentro da Universidade, justamente por ser este um lugar onde esta pluralidade se manifesta com clara evidência.

 

 Testemunho – É este discípulo que testemunha essas coisas e as escreveu, e nós sabemos que seu testemunho é conforme a verdade (Jo 21,24) 


 As ações da Pastoral Universitária PUC Minas devem dar testemunho na vida universitária da dignidade da vida humana, por meio de presença coerente, projetos e atividades, que explicitem a dimensão profética e libertadora da fé cristã. “O cristianismo não é uma doutrina que se propõe, ainda que contenha em si uma doutrina, mas uma vida que se testemunha” (CNBB 102, §21).

E, ainda, testemunhar a dimensão religiosa como parte integrante e integradora do ser humano. Esta linha se concretizará na cordialidade, no respeito e na solidariedade, vivenciando os conselhos evangélicos, a correção fraterna, a transparência nas relações e buscando a unidade dos corações.

Assim, deseja-se, suscitar a experiência das primeiras comunidades cristãs que “perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão, e na oração” (At 2,42).

 

 Anúncio – Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi e designei para irdes produzir frutos (Jo 15,16)

O processo de evangelização dialogante consiste, primeiramente, em reconhecer e incrementar toda e qualquer atividade que promova a dignidade humana e outros pontos que caracterizam a Boa-Nova anunciada por Jesus, criando espaços de trabalho conjunto e de mútua colaboração. Esta missão de evangelizar se afasta da apologética fechada ao seguir os critérios de Jesus de abraçar a todos os que procuram a Deus de coração sincero.

A Pastoral Universitária PUC Minas buscará ser presença da Igreja na Universidade, fomentando a experiência da fé cristã no meio dos estudantes, dos professores, dos funcionários e da sociedade. A missão no âmbito universitário,

tem um papel pedagógico importante para o cristão: ao anunciar o seu encontro com Cristo, ele faz uma comparação sincera e verdadeira – não sectária nem dogmática – com o outro, e assim descobre mais a natureza e a beleza própria da experiência. (CNBB 102, §45).

Para isso, utilizará os meios tecnológicos e os canais de comunicação disponíveis hoje em dia, inclusive as redes sociais, para o anúncio libertador da Palavra.

Serviço aos mais necessitados – E quem é o meu próximo (Lc 10,29)

A Pastoral Universitária PUC Minas promoverá, com efetivo compromisso, uma ação social consistente a partir da opção evangélica pelos empobrecidos e injustiçados. Neste sentido, estará atenta à realidade social no entorno da Universidade, criando possibilidades de desenvolvimento humano a partir do despertar da consciência política, cidadã e ecológica.

Para isto, desenvolverá atividades que favoreçam a solidariedade, apoiará projetos sociais nas comunidades carentes, incentivará universitários para trabalhos voluntários já existentes em programas de Extensão da Universidade e elaborará projetos sociais com o envolvimento de paróquias e com a própria comunidade.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte