Cursos de graduação tecnológica

 

Encontre seu curso

Tipo de Curso

Localização

Curso

Turno

Os Cursos Superiores de Tecnologia são cursos de nível superior com duração média de 2 anos e meio, abrangendo os diversos setores da economia, abertos a candidatos com o ensino médio (ou equivalente) concluído. Os cursos enquadram-se no segmento da educação profissional de nível tecnológico, são regulamentados pelo Conselho Nacional de Educação e avaliados e regulados pela Secretaria de Ensino Profissional e Tecnológico do Ministério da Educação. Segundo definição do MEC, tecnólogos são "profissionais graduados e com formação direcionada para aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias, com formação em gestão de processos de produção de bens e serviços e capacidade empreendedora, em sintonia com o mundo do trabalho". O egresso dos Cursos Superiores de Tecnologia pode prosseguir seus estudos em outros cursos e programas de educação superior (inclusive pós-graduação stricto sensu), desde que atenda às exigências de acesso estipuladas pela instituição ofertante.

Oportunidade
Os Cursos Superiores de Tecnologia da PUC Minas possibilitam um rápido ingresso no mercado de trabalho. São por isso indicados especialmente para quem saiu do 2º grau há mais tempo e agora quer investir em um curso superior, como também para profissionais já inseridos no mercado, interessados em incrementar sua carreira.

Flexibilidade
Os Cursos Superiores de Tecnologia da PUC Minas têm foco no domínio e na aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos em áreas específicas de campos profissionais. São, portanto, mais focados que os cursos tradicionais de graduação, habilitando rapidamente o aluno em uma especificidade. Eles também oferecem, em sua maioria, a possibilidade de o aluno obter certificações parciais ao longo da formação, as quais direcionam sua (re)inserção no universo profissional.

Credibilidade
Além de regulamentados pelo Conselho Nacional de Educação, os Cursos Superiores de Tecnologia com a marca PUC Minas contemplam, além de uma abordagem consistente dos diversos temas científicos e tecnológicos, saberes mais amplos, necessários à atuação do profissional, como agente transformador, no contexto político, econômico e social no qual desenvolverá suas atividades. Seu grande diferencial é formar profissionais capazes de refletir, analisar e buscar alternativas de trabalho compatíveis com a realidade organizacional e social, sempre com uma postura ética e cidadã frente aos desafios da sociedade, de modo a se tornarem sujeitos no processo de desenvolvimento humano sustentado.

Formas de ingresso
Os Cursos Superiores de Tecnologia têm o mesmo processo seletivo que os cursos de graduação tradicionais. O candidato ingressa no curso mediante aprovação no vestibular.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte



A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.